domingo, 9 de fevereiro de 2014

Moradores usam piscinas para motivar uso de áreas públicas no DF

9/02/2014 18h50 - Atualizado em 09/02/2014 18h52

Grupo ocupou área às margens do Eixo Sul, via interditada aos domingos.


Uma das responsáveis pela iniciativa apoia mais 'contato' entre moradores.

Ricardo Moreira Do G1 DF

A temperatura máxima no Distrito Federal alcançou neste domingo (9) 27°, com umidade a 47% nas horas mais quentes do dia. E para aliviar o calor, moradores do Plano Piloto, região do centro de Brasília, decidiram montar piscinas infláveis às margens do Eixo Sul, uma das principais vias do centro da capital. Aos domingos e feriados, o trânsito ali é interrompido para o lazer.


Responsáveis pela iniciativa acreditam que o uso das piscinas ajuda a aproximar os moradores do Plano Piloto (Foto: Ricardo Moreira / G1) 
 
Responsáveis pela iniciativa acreditam que o uso das piscinas ajuda a aproximar os moradores.


Uma das responsáveis pela iniciativa é Ana Júlia Melo, 24 anos, estudante de jornalismo. Ela conta que foram utilizadas três piscinas. A maior tinha capacidade para 6 mil litros, disse Ana. A estudante afirma que foi preciso contratar um caminhão-pipa para encher as piscinas, que começaram a ser montadas por volta das 11h.


Ana Júlia levou o afilhado para brincar na piscina com outras crianças, com a supervisão dos pais (Foto: Ricardo Moreira / G1) 
 
Ana Júlia levou o afilhado para brincar na piscina com outras crianças, com a supervisão dos pais.


Ana diz o objetivo da brincadeira foi mostrar também que é possível utilizar espaços públicos da capital para unir os moradores. "As pessoas hoje em Brasília praticamente não se cruzam mais nas ruas, não tem contato. Para comprar qualquer coisa na sua quadra, você pega o carro. E eu acho que essa é uma oportunidade de você desconstruir um pouco essa cultura".


Luiza Melo, 22 anos, e Danilo Fernades, 26, ajudaram a montar as piscinas infláveis (Foto: Ricardo Moreira / G1) 
 
Luiza Melo e Danilo Fernades ajudaram a montar as piscinas infláveis. (Foto: Ricardo Moreira / G1)
 
Danilo Fernandes, consultor, 26 anos, foi quem comprou a piscina maior. Diz que pagou por ela R$ 300. Afirma que essa despesa, mais a conta do caminhão-pipa (R$ 170), foi dividida entre os amigos. “Acho que Brasília é uma cidade linda, mas que carece de opções mais econômicas para o lazer”.

Luiza Melo, 22 anos, estudante de desenho industrial, diz que agora vai ser mais fácil sair de casa nos fins de semana. "A gente vive em apartamento. E com essas piscinas em casa, seremos obrigados a sair", brincou a estudante.

Previsão de chuva

Segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo no Distrito Federal até quarta-feira (12) é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas.


Nesta segunda-feira (10), os termômetros devem marcar no DF 16° durante a madrugada e 32° durante a tarde. A umidade deve ficar entre 80% e 30%.

Nenhum comentário: