BLOG  Reaçonaria

A síndrome do pombo enxadrista é a definição de uma situação hipotética de autoria desconhecida, que diz que debater com certas pessoas é como jogar xadrez com um pombo, ou seja: o animal estraga o jogo, defeca no tabuleiro e sai cantando como se houvesse ganhado.

Comentários de textos em revistas e sites típicos defensores incondicionais do governo federal são feitos por pombos enxadristas. São pessoas usando informações erradas (ou propositadamente distorcidas) em argumentos mal construídos para concordar com o texto lido ou esmagar a opinião de algum desavisado que tenha lá postado de boa fé algo contrário à opinião dos defensores do governo de situação (boa parte sendo paga para passar o dia postando besteira na internet).

Pombo enxadrista


Ainda assim, seria de se esperar que a suposta intelligentsia governista não se comportasse de tal maneira, afinal, espera-se que líderes de governo (exceto o líder supremo, mas isto fica para outro post) ao menos pareçam pessoas educadas fazendo bom uso da língua portuguesa.


Mas definitivamente estamos no worst case scenario. Uma breve pesquisa no Google e encontraremos membros do alto escalão do partido do governo federal, incluindo ministros de Estado, dando as declarações abaixo:

“A nossa oposição fica esperando o que a mídia fala. É igual pegar um corpo inanimado para dar descarga elétrica. Cria no máximo um Frankenstein”.

Empresário ficar fazendo beicinho não dá” (comentário sobre insatisfação de empresários).

“Hoje infelizmente temos um poder econômico amesquinhado e empobrecido do ponto de vista espiritual, mas muito rico do ponto de vista material”

“Quando acontecem as manifestações de junho, da nossa parte, houve um susto. Ficamos perplexos. Quando falo ‘nós’, é o governo e também todos os nossos movimentos tradicionais. [Houve] uma certa dor, uma incompreensão, e quase um sentimento de ingratidão. [Foi como] dizer: ‘fizemos tanta por essa gente e agora eles se levantam contra nós’”.

“A marca de Cuba não é a violação dos direitos humanos e sim ter sofrido uma violação histórica, o embargo americano”.

Os políticos pombos enxadristas utilizam o mesmo comportamento dos pombos enxadristas comentadores de portais da internet. 

Desdenham da boa educação, da honra e da classe. 

Desdenha dos repórteres com a sua rudeza. Desdenham também do bom senso dos leitores, já que argumentam de modo falacioso. Por fim, desdenham do empreendedor brasileiro, que é quem paga o salário destes senhores e quem sustenta a Fantástica Fábrica de Ineficácia chamada governo petista (em todos os níveis).

Tamanho desdém, contudo, pode ser resultado da percepção de que pelo menos uma parte dos adversários de xadrez possíveis, os empresários, já concluíram que pombos não são enxadristas. São equivalentes a ratos com asas.