domingo, 2 de março de 2014

Aquele abraço! Pra você que me esqueceu.

sábado, 1 de março de 2014


Não dá para afirmar com certeza quem é o mais despreparado. Se o ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira,  ou se Dilma Rousseff, presidente da República. 
 
Indicado por seu padrinho político, José Sarney (PMDB-AP), o ministro relata em entrevista à Folha ter sido recebido pela presidência, em audiência oficial, apenas quatro vezes ao longo de dois anos e três meses à frente da pasta. 
 
Em 2013 tivemos a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Em 2014, teremos a Copa do Mundo.

No ano que passou, o Brasil teve um deficit de U$ 18,6 bilhões na conta turismo. Na gestão Dilma, o valor atinge absurdos U$ 49 bilhões! Gastão Vieira, no início deste ano, tentou explicar o rombo, dizendo que a crise internacional fizera com que o turismo global se reduzisse e o Brasil teria sofrido com isso. 
 
Para fechar o "raciosímio", o ministro afirmou que, ao contrário, como o Brasil viveu um mar de rosas, os brasileiros tiveram recursos para viajar mais para fora do país. 
 
Mentira do ministro. 
 
Tanto os turistas estrangeiros buscaram melhores promoções, inexistentes no Brasil, quanto os turistas brasileiros passaram a fazer mais compras no exterior. 
 
O turismo mundial cresceu 5% em 2013, acima da expectativa de 3% a 4% da Organização Mundial do Turismo(OMT). Foi um ano excepcional para o setor, globalmente.

Sim, existe o problema da desvalorização do real diante do euro e do dólar. Mas a pior desvalorização em relação ao Turismo é o descaso da presidente Dilma com o setor e o pouco valor que o governo dá para o mesmo. 
 
Por lá já passou, inclusive, a Marta Suplicy, aquela que mandou os passageiros relaxarem e gozarem diante do caos aéreo.

Neste ano da Copa, Dilma vai entregar a pasta para outro incompetente qualquer. Para o ministro de qualquer coisa, aquela sumidade peemedebista chamada Vital do Rêgo. A previsão é de que a Copa gere R$ 5,9 bilhões a mais na conta turismo. 
 
Superfaturada, representa apenas 15% do deficit de 2013. Se o ministro e a presidente nem reuniões fazem, teremos outro ano vergonhoso na conta Turismo. E os hoteleiros, donos de restaurantes, o trade turístico como um todo vão continuar cantando para os visitantes que procuram outros países: 
 
Aquele abraço! Pra você que me esqueceu.

Nenhum comentário: