| 19 Julho 2014
Artigos - Cultura
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Poucas
coisas são tão grotescas quanto a coexistência pacífica, insensível,
inconsciente e satisfeita de si, da afetação de inconformismo com a
subserviência completa à autoridade de um corpo docente.
Aprender, imitar e introjetar o vocabulário, os tiques e trejeitos mentais e verbais da escola de pensamento dominante na sua faculdade é, para o jovem estudante, um desafio colossal e o cartão de ingresso na comunidade dos seus maiores, os tão admirados professores.
A
aquisição dessa linguagem é tão dificultosa, apelando aos recursos mais
sutis da memória, da imaginação, da habilidade cênica e da
autopersuasão, que seria tolo concebê-la como uma simples conquista
intelectual. Ela é, na verdade, um rito de passagem, uma transformação
psicológica, a criação de um novo “personagem”, apoiado no qual o
estudante se despirá dos últimos resíduos da sentimentalidade doméstica e
ingressará no mundo adulto da participação social ativa.
É
quase impossível que essa identificação profunda com o personagem
aprendido não seja interpretada subjetivamente como uma concordância
intelectual, ao ponto de que, no instante mesmo em que repete fielmente o
discurso decorado, ou no máximo faz variações em torno dele, o neófito
jure estar “pensando com a própria cabeça” e “exercendo o pensamento
crítico”.
A
imitação é, com certeza, o começo de todo aprendizado, mas ela só
funciona porque você imita uma coisa, depois outra, depois uma
infinidade delas, e com a soma dos truques imitados compõe no fim a sua
própria maneira de sentir, pensar e dizer.
No
aprendizado da arte literária isso é mais do que patente. O simples
esforço de assimilar auditivamente a maneira, o tom, o ritmo, o estilo
de um grande escritor já é uma imitação mental, uma reprodução interior
daquilo que você está lendo. A imitação torna-se ainda mais visível
quando você decora e declama poemas, discursos, sermões ou capítulos de
uma narrativa.
Porém nas suas primeiras investidas na arte da escrita é impossível que você não copie, adaptando-os às suas necessidades expressivas, os giros de linguagem que aprendeu em Machado de Assis, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Balzac, Stendhal e não sei mais quantos. Esse exercício, se você é um escritor sério, continua pela vida a fora.
Quando conheci Herberto Sales – que Otto Maria Carpeaux julgava o escritor dotado de mais consciência artística já nascido neste país --, ele estava sentado no saguão do Hotel Glória com um volume de Proust e um caderninho onde anotava cada solução expressiva encontrada pelo romancista, para usá-la a seu modo quando precisasse. Já era um homem de setenta e tantos anos, e ainda estava praticando as lições do velho Antoine Albalat.[1]
É assim, por acumulação e diversificação dos recursos aprendidos, que se forma, pari passu com a evolução natural da personalidade, o estilo pessoal que singulariza um escritor entre todos. T. S. Eliot ensinava que um escritor só é verdadeiramente grande quando nos seus escritos transparece, como em filigrana, toda a história da arte literária.
Porém nas suas primeiras investidas na arte da escrita é impossível que você não copie, adaptando-os às suas necessidades expressivas, os giros de linguagem que aprendeu em Machado de Assis, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Balzac, Stendhal e não sei mais quantos. Esse exercício, se você é um escritor sério, continua pela vida a fora.
Quando conheci Herberto Sales – que Otto Maria Carpeaux julgava o escritor dotado de mais consciência artística já nascido neste país --, ele estava sentado no saguão do Hotel Glória com um volume de Proust e um caderninho onde anotava cada solução expressiva encontrada pelo romancista, para usá-la a seu modo quando precisasse. Já era um homem de setenta e tantos anos, e ainda estava praticando as lições do velho Antoine Albalat.[1]
É assim, por acumulação e diversificação dos recursos aprendidos, que se forma, pari passu com a evolução natural da personalidade, o estilo pessoal que singulariza um escritor entre todos. T. S. Eliot ensinava que um escritor só é verdadeiramente grande quando nos seus escritos transparece, como em filigrana, toda a história da arte literária.
Em
outros tipos de aprendizado, a imitação é ainda mais decisiva. Nas
artes marciais e na ginástica, quantas vezes você não tem de repetir o
gesto do seu instrutor até aprender a produzi-lo por si próprio! Na
música, quantas performances magistrais o pianista não aprende de cor até produzir a sua própria!
Nas
ciências e na tecnologia, o manejo de equipamentos complexos nunca se
aprende só em manuais de instrução: o aluno tem de ver e imitar o
técnico mais experiente, num processo de assimilação sutil que engloba,
em doses consideráveis, a transmissão não-verbal. [2]
Por
que seria diferente na filosofia? Compreender uma filosofia não se
resume nunca em ler as obras de um filósofo e julgá-las segundo uma
reação imediata ou as opiniões de um professor. É impregnar-se de um
modo de ver e pensar como se ele fosse o seu próprio, é olhar o mundo
com os olhos do filósofo, com ampla simpatia e sem medo de contaminar-se
dos seus possíveis erros. Se desde o início você já lê com olhos
críticos, buscando erros e limitações, o que você está fazendo é reduzir
o filósofo à escala das suas próprias impressões, em vez de ampliar-se
até abranger o “universo” dele.
i
o
Erros e limitações não devem ser buscados, devem surgir naturalmente à medida que você assimila novos e novos autores, novos e novos estilos de pensar, pesando cada um na balança da tradição filosófica e não da sua incultura de principiante. Não seria errado dizer que, entre outros critérios, um professor de filosofia deve ser julgado, sobretudo, pelo número e variedade dos autores, das escolas de pensamento, das vias de conhecimento que abriu em leque para que seus estudantes as percorressem.[3]
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o
Erros e limitações não devem ser buscados, devem surgir naturalmente à medida que você assimila novos e novos autores, novos e novos estilos de pensar, pesando cada um na balança da tradição filosófica e não da sua incultura de principiante. Não seria errado dizer que, entre outros critérios, um professor de filosofia deve ser julgado, sobretudo, pelo número e variedade dos autores, das escolas de pensamento, das vias de conhecimento que abriu em leque para que seus estudantes as percorressem.[3]
Não
é preciso mais exemplos. Em todos esses casos, a imitação é o gatilho
que põe em movimento o aprendizado, e em todos esses casos ela não se
congela em repetição servil porque o aprendiz passa de modelo a modelo,
incorporando uma diversidade de percepções e estilos que acabarão
espontaneamente se condensando numa fórmula pessoal, irredutível a
qualquer dos seus componentes aprendidos.
Mas
o que acontece se, em vez disso, o aluno é submetido, por anos a fio, à
influência monopolística de um estilo de pensamento dominante, aliás
muito limitado no seu escopo e na sua esfera de interesses, e adestrado
para desinteressar-se de tudo o mais sob a desculpa de que “não é
referência universitária”?
Se
durante quatro, cinco ou seis anos você é obrigado a imitar sempre a
mesma coisa, e ainda temendo que o fracasso em adaptar-se a ela marque o
fim da sua carreira universitária, a imitação deixa de ser um exercício
temporário e se torna o seu modo permanente de ser – um “hábito”, no
sentido aristotélico.
É
como um ator que, forçado a representar sempre um só personagem, não só
no palco mas na vida diária, acabasse incapaz de se distinguir dele e
de representar qualquer outro personagem, inclusive o seu próprio.
Pirandello explorou magistralmente essa situação absurda na peça Henrique IV,
onde um milionário louco, imaginando ser o rei, obriga os empregados a
comportar-se como funcionários da côrte, até que eles acabam se
convencendo de que são mesmo isso.
Toda imitação depende de uma abertura da alma, de uma impregnação empática, de uma suspension of disbelief em
que o outro deixa de ser o outro e se torna uma parte de nós mesmos,
sentindo com o nosso coração e falando com a nossa voz. Se praticamos
isso com muitos modelos diversos, sem medo das contradições e
perplexidades, nossa mente se enriquece ao ponto do nihil humanum a me alienum,
daquela universalidade de perspectivas que nos liberta do ambiente
mental imediato e nos torna juízes melhores de tudo quanto chega ao
nosso conhecimento.
Não é errado dizer que o julgamento honesto e objetivo depende inteiramente da variedade dos pontos de vista, contraditórios inclusive, que podemos adotar como “nossos” no trato de qualquer questão.
Não é errado dizer que o julgamento honesto e objetivo depende inteiramente da variedade dos pontos de vista, contraditórios inclusive, que podemos adotar como “nossos” no trato de qualquer questão.
Em
contrapartida, o enrijecimento da alma num papel fixo abusa da
capacidade de imitação até corrompê-la e extingui-la por completo,
bloqueando toda possibilidade de abertura empática a novos personagens, a
novos estilos, a novos sentimentos e modos de ver.
Habituado
a tomar como referência única o conjunto de livros e autores que compõe
o universo mental da esquerda militante, e a olhar com temerosa
desconfiança tudo o mais, o estudante não só se fecha num provincianismo
que se imagina o centro do mundo, mas perde realmente a capacidade de
aprendizado, tornando-se um repetidor de tiques e chavões, caquético
antes do tempo.
Quem
não sabe que, no meio acadêmico brasileiro, a receita uniforme, há mais
de meio século, é Marx-Nietzsche-Sartre-Foucault-Lacan-Derrida, não se
admitindo outros acréscimos senão os que pareçam estender de algum modo
essa tradição, como Slavoj Zizek, Istvan Meszaros ou os arremedos de
pensamento que levam, nos EUA, o nome de “estudos culturais”?
Daí
a reação de horror sacrossanto, de ódio irracional, não raro de
repugnância física, com que tantos estudantes das nossas universidades
reagem a toda opinião ou atitude que lhes pareça antagônica ao que
aprenderam de seus professores. Não que estejam realmente persuadidos,
intelectualmente, daquilo que estes lhes ensinaram. Se o estivessem,
reagiriam com o intelecto, não com o estômago. O que os move não é uma
convicção profunda, séria, refletida: é apenas a impossibilidade
psicológica de desligar-se, mesmo por um momento, do “eu” artificial
aprendido, cuja construção lhes custou tanto esforço, tanto investimento
emocional.
Justamente,
a convicção intelectual genuína só pode nascer da experiência, do longo
demorado com os aspectos contraditórios de uma questão, o que é
impossível sem uma longa resignação ao estado de dúvida e perplexidade. A
intensidade passional que se expressa em gritos de horror, em insultos,
em afetações de superioridade ilusória, marca, na verdade, a
fragilidade ou ausência completa de uma convicção intelectual. A
construção em bloco de um personagem amoldado às exigências sociais e
psicológicas de um ambiente ideologicamente carregado e intelectualmente
pobre fecha o caminho da experiência, portanto de todo aprendizado
subseqüente.
A
irracionalidade da situação é ainda mais enfatizada porque o discurso
desse personagem o adorna com o prestígio de um rebelde, de um espírito
independente em luta contra todos os conformismos. Poucas coisas são tão
grotescas quanto a coexistência pacífica, insensível, inconsciente e
satisfeita de si, da afetação de inconformismo com a subserviência
completa à autoridade de um corpo docente.
No auge da alienação, o garoto que passou cinco anos intoxicando-se de retórica marxista-feminista-multiculturalista-gayzista nas salas de aula, que reage com quatro pedras na mão ante qualquer palavra que antagonize a opinião de seus professores esquerdistas, jura, depois de ler uns parágrafos de Bourdieu para a prova, que a universidade é o “aparato de reprodução da ideologia burguesa”. Aí já não se trata nem mesmo de “paralaxe cognitiva”, mas de um completo e definitivo divórcio entre a mente e a realidade, entre a máquina de falar e a experiência viva.
Se,
conforme se observou em pesquisa recente, cinqüenta por cento dos
nossos estudantes universitários são analfabetos funcionais[4] –
não havendo razão plausível para supor que a quota seja menor entre
seus professores mais jovens --, isso não se deve somente a uma
genérica e abstrata “má qualidade do ensino”, mas a um fechamento de
perspectivas que é buscado e imposto como um objetivo desejável.
Não
que a presente geração de professores que dá o tom nas universidades
brasileiras tenha buscado, de maneira consciente e deliberada, a
estupidificação de seus alunos. Apenas, iludidos pelo slogan que
os qualificava desde os anos 60 do século XX como “a parcela mais
esclarecida da população”, tomaram-se a si próprios como modelos de toda
vida intelectual superior e acharam que, impondo esses modelos a seus
alunos, estavam criando uma plêiade de gênios.
Medindo-se na escala de
uma grandeza ilusória, incapazes de enxergar acima de suas próprias
cabeças, tornaram-se portadores endêmicos da síndrome de Dunning-Kruger[5] e
a transmitiram às novas gerações. Os cinqüenta por cento de analfabetos
funcionais que eles produziram são a imagem exata da sua síntese de
incompetência e presunção.
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