segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aécio diz que Lula e Dilma são “de direita”. Ele pirou? Não, nem um pouco…

aecio
Quando eu li “A Arte da Guerra Política”, de David Horowitz, estava em época de estudos da dinâmica social. 

A mistura de psicologia evolucionista com psicologia social, além da imersão no material de Horowitz, mudou minha concepção de política. Posso dizer que a partir daí esse blog mudou toda a perspectiva, adquirindo um realismo político e pragmático que definiu meu paradigma de investigação política.


“É a política, estúpido” foi uma das frases mais repetidas no livro de Horowitz, sempre quando nos defrontávamos com elementos que fugiam ao senso comum. Na política pública, muitas vezes as coisas não são tão óbvias, pois trabalhamos com muitos fatores.


Eis que Aécio Neves rebateu Eduardo Campos e disse que Lula e Dilma tinham características “de direita”. Alguns eleitores de direita que bandeavam para o lado de Aécio ficaram indignados. 


Eis que lhes digo, a la Horowitz: “É a política, estúpido!”.


Antes de tudo, vejamos do que estou falando. Em sabatina no UOL, Aécio rebateu crítica de Eduardo Campos, o qual afirmou que o programa de governo do tucano tinha viés conservador. Aécio disse:
Um governo, por exemplo, que propiciou os maiores lucros da história ao sistema financeiro e, como contraponto, um governo que colocou 97% das crianças na escola. Se fizesse uma avaliação, qual é de esquerda e qual é de direita, a maioria iria dizer que aquele que propiciou lucros estratosféricos ao sistema financeiro seria de direita e o que investiu na educação, de esquerda. Nesse caso, o mesmo presidente Fernando Henrique [Cardoso] seria de esquerda e o governo da presidente Dilma e do presidente Lula seria de direita.
Ele ainda afirmou:
Acho que esses conceitos conservador, progressista, esquerda, direita, são conceitos muitos abstratos, têm pouca conexão com a realidade.
Em ambas respostas, ele está correto em termos de estratégia política, pois ao superar o debate direita x esquerda, ele transmite a mensagem: “Não me importa de onde venham as ideias, eu vou implementar o que funcione”.

Assim, nenhum candidato querendo aparecer como o moderado (e, na dúvida, as pessoas optam pelo centro) deve se posicionar entre direita e esquerda.

Note que, em termos intelectuais, eu ataco ferrenhamente a esquerda, como faço neste blog, mas eu não sou candidato. Eu não estou vendendo minhas propostas a uma parcela do eleitorado que acostumou-se a confundir termos como direita e esquerda.

Outro detalhe: o PT reconheceu ser de esquerda. 

Mas ao apontar o partido de Lula/Dilma como responsável pelo aumento do lucro dos banqueiros, Aécio transmitiu a seguinte mensagem ao eleitor: “eles são hipócritas”.
Quer dizer, ao mesmo tempo em que ele se colocou numa posição moderada (de “superação” das ideologias políticas), mostrou o oponente como contraditório, partidário e hipócrita.

Gostei bastante da postura, que chega a me surpreender positivamente.


Em tempo: abaixo temos um dos melhores memes feitos em homenagem à Aécio. Ao que parece, não foi feito pelo comitê de campanha do tucano. Que pena, pois seria um gol de placa.

Veja:
tancredo_aecio

Nenhum comentário: