domingo, 3 de agosto de 2014

Velejadores relatam lixo, móveis e baleia morta antes de evento-teste da Rio-2016




Da BBC Brasil no Rio de Janeiro
Atualizado em  1 de agosto, 2014 - 16:17 (Brasília) 19:17 GMT

Guanabara (Reuters)
Autoridades haviam prometido despoluir 80% da baía para 2016, mas projeto não deverá ser concluído


A pouco mais de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer.

Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas – desde ameaças de saúde até desvantagens na competição.
Eles treinavam para o Aquece Rio, entre 2 e 9 de agosto, competição internacional que reúne 320 velejadores de 34 países disputando, em 215 barcos, dez diferentes classes de vela.


"É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários".


A situação da Baía de Guanabara tem sido um dos pontos de atrito entre os organizadores e o Comitê Olímpico Internacional. Atrasos em algumas obras também preocupam, como a do Complexo de Deodoro, na zona norte do Rio.


O dossiê da candidatura olímpica prometia tratar 80% do esgoto despejado, ajudando o governo do Rio em seu plano de despoluição da Baía de Guanabara.


"É um projeto extremamente ambicioso e que envolve um conjunto de ações bastante complexo, vai levar muitos e muitos anos", disse à BBC Brasil Leonardo Gryner, diretor geral de operações do Comitê Organizador Rio-2016.


"Quando fizemos o dossiê (2009), algo por volta de 12% desse esgoto era tratado. Hoje, estamos em quase 50%, e o governo do Estado, que é o responsável pela obra, continua confiante de que, até 2016, 80% vai estar tratado. Nenhum momento falamos que não atingiríamos a meta."


"Ouvimos no noticiário, e realmente se fala muito sobre a sujeira, mas não achei que fosse tão ruim", falou o velejador Outteridge. "Os organizadores estão deixando claro que não vão alterar o local. Então vamos ter que dar um jeito. Vamos ter que lidar com isso".

Até baleia

Para o brasileiro Marcos Grael, de 25 anos, filho do bicampeão olímpico de vela Torben Grael, o lixo e a sujeira são, de fato, um obstáculo.


"Você tem de desviar durante a competição, é claro que atrapalha. Não é bom. O barco não tem fluidez. É uma desvantagem para nós", diz ele, que afirma ter encontrado cachorros, ratos e gatos mortos nas águas.


"Até uma baleia morta a gente já viu".


Guanabara (BBC)
Guanabara deverá sediar provas de vela: atletas relatam que excesso de lixo atrapalha competições
Guanabara (BBC)
Poluição da água pode causar também problemas de saúde a atletas
Velejador Marco Grael, ao lado de Gabriel Borges, diz já ter encontrado até uma baleia na baía


Para ele, brasileiros que treinam na baía estão mais acostumados com as condições, mas estrangeiros podem estar mais suscetíveis a problemas de saúde.


"Já vi competidores estrangeiros aqui com um ralado, um machucado no braço, que infecciona e demora muito mais do que o normal para cicatrizar. É claro que a gente se pergunta. Tem uns que passam mal do estômago também. Pode ter a ver com a água", diz.


"A competição de vela na baía vai se dar em cinco raias. A Baía de Guanabara tem um canal profundo e largo e, por causa dele, tem um índice de renovação de água muito forte nessas regiões do canal. A água ali é extremamente limpa. Nas situações de fundo é que é bastante sujo. Das cinco raias, quatro são em cima do canal, ali você pode mergulhar, até engolir", explicou o diretor da Rio-2016, Leonardo Gryner.


Ele admite que a quinta raia é que traz riscos para os esportistas.


"É a que fica próxima à Marina da Glória. Lá, se a água respingar em você não tem problema, não dá doença, mas, se engolir, é problema. Está sendo feita uma obra que vai desviar o curso dessa água pluvial suja que vai ser levada para Ipanema e ser tratada antes de desembocar no mar. Essa obra vai ficar pronta no fim de 2015 e aí, em 2016, esse local vai ficar como as outras raias", diz.
Para as alemãs Annika Bochmann, de 23 anos, e Karoline Goltzer, de 19 anos, as sacolas plásticas são o principal problema.
Mas, apesar das críticas à baía, sobram elogios à cidade.
"Não é tão perigosa quanto pensávamos. É bem melhor do que ouvimos. Em questão de segurança, organização, serviços, não há do que reclamar. Talvez a comunicação. Quase ninguém fala inglês", diz Annika, acrescentando que a dupla de Berlim chegou a ver quatro golfinhos em frente à praia do Flamengo.

Críticas e oportunidade

Herdeiro de uma linhagem de velejadores brasileiros, Grael diz que houve tempo para limpar a baía. "Fizemos uma campanha forte, houve muitas reportagens, se falou muito. Pelo jeito não foi suficiente para alertar as autoridades, porque não cumpriram o que era para ser feito", avalia.


Velejadores (BBC)
Velejadores australianos Iain Jensen e Nathan Outteridge, ouro em Londres de 2012 e para quem cenário é pior do que se imaginava
Velejadoras (BBC)
Para as velejadoras alemãs Annika Bochmann e Karoline Goltzer, sacolas plásticas são principal problema


Para os organizadores, o evento que será iniciado no sábado é uma oportunidade de testar os melhores locais de prova dentro da baía.


"Será nosso primeiro evento-teste e cada um deles vai nos ajudar. Serão grandes oportunidades de testar operações, treinar a força de trabalho e adquirir experiência", diz Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.


Questionado sobre a situação daqui a dois anos, o velejador é objetivo. "Eu não tenho opção. O que eu vou fazer? Deram tanto foco para a baía, e o governo não fez sua parte. Agora temos que focar nos atletas, e como vamos lidar com isso", diz Grael.
Apesar dos problemas, no entanto, o brasileiro diz que é uma vantagem competir em casa e perceber que, como anfitriões, os velejadores locais se transformam em pontos de referência.


"Meu pai fez cinco competições olímpicas e não teve uma oportunidade como essa, de competir em casa. Temos que aproveitar esse momento", diz Grael.


Comentários

  • Esse Maurício com certeza mora em Noronha, experimenta pegar um barco e passa da ponte em direção a paquetá é tão limpo que dá para andar por cima d'água.
  • Ecologista
    Campanha contra Mauricio? Onde você mora? Fernando de Noronha? Pior cego é aquele que não quer ver. A baía de Guanabara é um esgoto a céu aberto há décadas... e há década eu ouço falsas promessas sobre a sua recuperação. 

    Recomendo... caso você não esteja vendo poluição... uma visita a Paquetá... ou a Niterói... ou a qualquer outro lugar dentro da baía... você é um dos que acredita que os cavalos marinhos estão colonizando a Guanabara? Brincadeira.
  • Maurício
  • Começou a campanha contra, já inventaram até baleia, é ridiculo, não há baleias vivas ou mortas na baia, orquestração da cambada de viralatas, lembrem que o Tamisa já foi um esgoto a céu aberto, vão se catar!

    Que tal comentar que as desgraças que acontecem no oriente médio hoje foram montadas e são de total responsabilidade da Inglaterra e França?

Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário: