segunda-feira, 1 de setembro de 2014

DF: Debates, impugnação e promessas





A pouco mais de um mês para os eleitores brasilienses comparecerem às urnas para escolher os candidatos de sua preferência, que será no dia 5 de outubro. O cenário no DF permanece indefinido. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou a candidatura de José Roberto Arruda (PR) às eleições deixa a população em dúvida sobre o destino do candidato. Arruda lidera as pesquisas de intenção de voto no DF e os advogados dele dizem que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele possa continuar na disputa e, se eleito, tenha o direito de tomar posse. Não há prazo para que o STF analise o recurso e existe a possibilidade de que o processo seja avaliado depois do dia do pleito. Foto: Paula Fróes.

 
O candidato Agnelo Queiroz apresentou medidas para o setor da construção civil
 
Mesmo com a decisão, Arruda pode continuar com a campanha eleitoral normalmente. Ele alega que continua na disputa ao Governo do DF, e como os outros candidatos, participa de debates e faz corpo a corpo nas regiões administrativas do DF. Foto: Roberto Rodrigues...
 
Com uma semana agitada, eles adotaram um tom mais ácido no segundo debate televisivo. Dessa vez realizado pelo SBT em parceria com a Folha de S. Paulo e o portal UOL. Este, pôde ser considerado o confronto, até o momento, em que os candidatos mais se alfinetaram. Entre os momentos marcantes, o concorrente Toninho do PSOL avaliou a postura de Luiz Pitiman (PSDB) e afirmou que ele presta papel de “linha auxiliar” do candidato Arruda. “O candidato Toninho do PSOL continua na mesma. Não tem propostas para apresentar e prefere fazer acusações sem propósito algum”, rebateu Pitiman. Arruda também se pronunciou sobre a acusação do opositor e disse que as pessoas o perguntam se Toninho só sabe o atacar. “Ele mostra para todos que não tem conteúdo. O objetivo dele é apenas fazer acusações”, disse.
 
Também logo no início do debate, Toninho disse a Arruda que traçaria seu perfil, falando como psicólogo. “Você tem uma personalidade de dissimulação. É grave o que ocorreu com você, condenado em segunda instância”, disse. O candidato não poupou o adversário com a resposta. “Vou falar como engenheiro. Te falta estrutura para discutir o futuro de Brasília. Vamos aproveitar para discutir.  Cada um tem sua consciência e cuida de si”, respondeu Arruda no mesmo tom. 
 
Outro momento polêmico foi quando Arruda explicava sobre o golpe que afirma ter sofrido. Ele atribui isso com um suposto envolvimento do PT. “Existe uma ação do Ministério Público em que sou colocado como vítima de chantagem”. Agnelo comentou a afirmação do candidato do PR e disse ser a terceira versão que ele conta. “Primeiro teria sido o partido dele, o DEM, depois o Roriz, depois fui eu. Golpe é comprar apoio de deputado”. Arruda aproveitou para afirmar que Agnelo Queiroz (PT) responde a cinco processos no STJ. 
 
Universidade promove debate
 
Arruda: ''Enquanto tiver chances de recurso. Eu me mantenho candidato!''
Apenas três, Rodrigo Rollemberg (PSB), Toninho e Perci Marrar (PCO), dos seis candidatos ao Governo participaram, na quinta-feira (28), de um debate promovido pelos centros acadêmicos de ciências políticas e de gestão políticas públicas da Universidade de Brasília (UnB). No debate, Toninho destacou o combate à opressão e à desigualdade. “O direito à vida, o respeito à opinião alheia e o direito à cidadania LGBT, dos movimentos feministas e dos demais meios sociais devem ser resguardados pelos governantes”. Já Perci defendeu o fim do vestibular. E Rollemberg avaliou a política e disse que deve funcionar como um instrumento de transformação.
 
Perci defendeu ainda a legalização de todas as drogas ilícitas. Para ela, a medida é necessária  para possibilitar o combate ao tráfico pelo Estado.,
 
José Roberto Arruda tem candidatura cassada
A semana não começou fácil para o candidato José Roberto Arruda. A maioria dos ministros do TSE rejeitou o registro de sua candidatura. Os ministros decidiram manter decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), que negou o registro com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. A sessão foi suspensa e deve ser retomada na próxima semana com o voto do presidente do tribunal, Dias Toffoli.
 
O ministro Gilmar Mendes foi o único que votou a favor do recurso por defender a jurisprudência do TSE, cuja definição é que as condições de elegibilidade são aferidas no momento da apresentação do registro, momento no qual Arruda não tinha sido condenado. Segundo o ministro, a regra serve para evitar casuísmos políticos e a manipulação da pauta de julgamento para condenar políticos. Mesmo após a decisão, Arruda garantiu que se mantém na disputa e que irá recorrer ao STF para obter seu registro. “Só não tem jeito pra morte. Enquanto temos chances de recurso, por mais difícil que seja, eu me mantenho na luta. Eu me mantenho candidato!”, disse.
 
A revista Época, instantes antes do julgamento de Arruda, divulgou dois vídeos do candidato afirmando ter “90% de certeza” de que conseguirá o registro nos tribunais e que “está fazendo de tudo” para conseguir os votos. “É mais difícil conseguir quatro votos (no TSE) do que um milhão de votos (para governador)”, disse José Roberto Arruda. As gravações estão em poder do Ministério Público. A gravação registra uma reunião entre o ex-governador e correligionários de Joaquim Roriz, na casa do advogado Eri Varela, conselheiro de Roriz, em Brasília. Filmado no dia 21 de agosto, duas câmeras filmaram a mesma cena em ângulos distintos.
 
Na quinta-feira (28), o  procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, pediu ao TSE que impeça ele de continuar com a campanha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Fonte: Jornal da Comunidade - 31/08/2014 - - 01:14:30
Blog do SOMBRA

Nenhum comentário: