segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dilma Rousseff usa uma forma de meta-boataria para capitalizar com informações falsas sobre Bolsa Família

dilma_rousseff
Quando um desonesto contumaz não é desmascarado suficientemente, ele adquire um poder quase absoluto. Esta é a candidata Dilma Rousseff, que se não fosse pelo escândalo do Petrolão provavelmente já estaria liderando as pesquisas com foco em vitória no primeiro turno. Isso por que ela adquiriu o poder de criar mentiras em uma quantidade muito maior do que seus adversários podem rebater, até por que estes adversários não estão focados suficientemente em desconstruir os petistas no mesmo grau em que os petistas estão desconstruindo-os. Aí já vira covardia!


Por exemplo, veja este discurso de Dilma ontem, 20/09, na Zona Sul de São Paulo:
Faltam poucos dias para a eleição e, neste momento, o clima fica um pouco quente e nós sabemos que começa uma série de mentiras e boatos falsos por aí [...] Tem uns que dizem que o Bolsa Família, nosso programa mais importante, o programa que nós consideramos o mais forte para reduzir pobreza e desigualdade, junto com emprego e aumento de salário, vai acabar. Vai acabar se eles forem eleitos.
Falamos aqui do estado da arte em termos de guerra política. Tudo bem que o recurso é desonesto até dizer chega. Mas que é uma pequena obra de arte da política, quanto a isso não há dúvidas. (Atenção: Eu nunca disse neste blog para que seja promovida a política suja. Porém, se o seu adversário usar política suja e você não fizer nada para neutralizá-lo, preferencialmente com desmascaramento, ele conseguirá capitalizar. Daí nos resta aplaudir o oponente.)

Essencialmente, ela disse que “estão lançando boatos” dizendo que o Bolsa Família vai acabar. Perguntas podem ser feitas. Por exemplo, quem lançou o boato? De onde ele surgiu? A resposta é clara: da cabeça de Dilma Rousseff (ou de seu marqueteiro). Simplesmente os petistas inventaram que existem boatos dizendo que o “Bolsa Família vai acabar se o PT for eleito”. A partir daí, Dilma se posicionou como uma “neutralizadora” deste boato dizendo: “Bolsa Família não vai acabar com o PT eleito, mas acabará se eles forem eleitos”. Em suma, ela lançou um boato tanto sobre Aécio como Marina.

Essa eleição será decidida por um fator e um fator apenas: a capacidade que a oposição terá para neutralizar e rebater uma quantidade industrial de mentiras e truques vindos do lado do PT. Estamos agora chegando no nível da meta-boataria, onde a presidente inventa um boato inexistente no momento de criar novos boatos. É um ritmo tão alucinante de mentiras que pessoas sem sangue frio não conseguirão resistir. A capacidade de reagir bem a um manancial de embustes é o aspecto mais poderoso a ser desenvolvido para quem quiser vencer o PT nesta eleição.

Nenhum comentário: