segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mercado aposta em alta de apenas 0,30% para PIB em 2014

Cenário


Pela 17ª semana consecutiva, o relatório Focus trouxe piora das expectativas para o crescimento econômico do Brasil

Há quem já se trabalhe com projeções negativas para a atividade econômica
Há quem já se trabalhe com projeções negativas para a atividade econômica (Koichi Kamoshida/Getty Images/VEJA) 
 
O relatório semanal Focus trouxe pela 14ª semana consecutiva queda na estimativa para o crescimento econômico do Brasil em 2014. Ao passar de 0,33% para 0,30% a expectativa para expansão do Produto Interno Bruto (PIB), o mercado dá claros sinais de que as chances de recuperação no curto prazo são baixas e o indicador se aproxima da estabilidade.

Em relatórios individuais de corretoras e bancos, já se trabalha com projeções negativas para a atividade econômica deste ano.  Para 2015, a estimativa é de avanço de 1,01% - na semana passada ela estava em 1,04%.

Leia mais: Incertezas sobre eleições paralisam a economia, avalia FGV 
Dilma admite condução 'defensiva' da economia na crise


O Focus mostrou ainda pequeno ajuste na projeção de alta do IPCA, índice que mede a inflação, neste ano: a expectativa é que ela feche o ano em 6,30% e não mais 6,29% como esperado na semana passada. Para 2015, passaram a ver inflação oficial em 6,28%, ante 6,29%.

Economistas de instituições financeiras também reduziram a perspectiva de aperto monetário em 2015 e passaram a ver a Selic em 11,25% no final do ano. Por semanas eles mantiveram a expectativa em 11,5% até então, de acordo com pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira. Para este ano, a mediana das estimativas na pesquisa permaneceu em 11%, atual patamar da taxa básica de juros.

Leia ainda: Prévia da inflação acelera para 0,39% em setembro
Inflação deve convergir para a meta em 2016, diz BC 

Nenhum comentário: