sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Marina em 25/09: mentiras de Dilma e mensaletes

marina-silva1
Ao que parece o monopólio dos ataques do PT tem sofrido alguns pequenos abalos. Até agora, só o partido tem atacado seus oponentes. Do lado destes, vinham apenas alguns traques. Porém nesta quinta, enquanto Aécio dizia que Dilma propõe negociar com um grupo que decapita pessoas, Marina também deu suas estocadas, sobrando até para o tucano.
Em uma visita à Central Única das Favelas (Cuja) em Madureira (Rio de Janeiro/RJ), ela disse o seguinte a respeito de Dilma:
Não é correto qualquer governo se apropriar do esforço das pessoas e tentar passar a ideia de que tudo que se conquistou foi porque o governo deu. Isso não educa nem ao governo nem à sociedade. É a visão patrimonialista da Casa Grande e da Senzala [...] Dia desses ouvi pessoas dizendo que tudo que sou devo a um partido político, como se nada do meu esforço tivesse nenhum significado, inclusive o esforço de ajudar a criar esse partido. Essa é a visão mais atrasada e velha da política.
Muito bem. Uma dica é ampliar este discurso para dizer que o PT fez o Brasil crescer menos do que deveria, prejudicando a criação de empregos, além de ter a empáfia de dizer que “criou empregos”. Na verdade, prejudicaram a criação de empregos. As empresas é que criaram empregos, e nisso tem sido atrapalhadas pelo governo.
Em outro comício, agora na Baixada Fluminense, ela mencionou a mania que Dilma tem de mentir em sua campanha política:
Quando a pessoa com o cargo mais importante da República se dispõe a mentir, passa uma péssima mensagem aos brasileiros.
Um outro bom critério para nortear campanhas contra PT pode ser o seguinte: se você não disse que o PT mentiu ao menos uma vez por dia, você está fazendo algo errado.
Divertido foi o momento em que ela citou os “mensaletes”, pagos para militâncias que praticam difamação na Internet:
Eles tem milhares de pessoas pagas nas redes sociais para mentir. É um verdadeiro mensalete. Agora, espontaneamente, nos ajudem a falar a verdade, as propostas. Não é para fazer com eles a mesma coisa. Não é para fazer na mesma moeda.
Aqui é onde sobrou até para Aécio, pois ela se referia tanto ao PT como o PSDB. Mas seria melhor fazer justiça: em termos de mentiras, ninguém se iguala ao PT.
E “mensalete” ficou de muito bom tom. Ótimo termo para usarmos em direção à turma do MAV.
Em relação à mentiras de Dilma, Marina ainda completou:
Muita gente diz que nós vamos acabar com o Minha Casa Minha Vida. É mentira. Estão dizendo que eu e Beto vamos acabar com o Bolsa Família. É mentira. Estão dizendo, espalhando, que vamos acabar com o pré-sal. É mentira! O que nós vamos acabar é com a corrupção [...] Já teve presidente da Republica que ganhou a eleição com mentira. Mentira contra o Lula. Foi o Collor. Ele dizia as mesmas mentiras que agora a Dilma está dizendo contra mim. Olha o que aconteceu com ele.
Tudo certinho. Dá gosto até de ler. E ainda tem um shaming, ao final:
Como a pessoa que está na função mais importante deste país se dispõe a mentir para ganhar o poder. Está passando uma péssima mensagem aos brasileiros. Quem está no posto mais alto, tem que dar o exemplo. Se for pra ganhar mentindo, eu não estou disposta a isso.
Lembrando o que significa o shaming: um estilo de discurso onde você demonstra ao público que o oponente devia se envergonhar por fazer algo repreensível. Ótimo recurso!
É neste tom que tanto Aécio quanto Marina precisam entrar nos próximos debates.

Nenhum comentário: