sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tensão no Planalto: PGR nega pedido do governo para acessar depoimentos de ex-diretor da Petrobrás

tensao_dilma
Se eles não tivessem sido tão petistas durante seu governo, apelando sempre ao cinismo mais depravado, eu até ficaria com pena de Dona Dilma neste momento.

Daqui a pouco eu direi o motivo. Antes, leia o texto PGR nega pedido do governo para acessar depoimentos de ex-diretor da Petrobrás, do Congresso em Foco:
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou pedido do governo para ter acesso aos depoimentos prestados por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da  Petrobras, mediante acordo de delação premiada. Costa citou nomes de políticos que teriam recebido propina de esquema de corrupção apurado na Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março deste ano.

A decisão foi comunicada nesta quinta (18)  ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Em ofício, Janot argumentou que o caso está sob sigilo, considerando o acordo de delação.

Por determinação da presidenta Dilma Rousseff (PT), o governo sustentou que precisava ter acesso a informações oficiais sobre os depoimentos para tomar providências em relação servidores envolvidos.

Outros órgãos do governo tentam na Justiça Federal acesso aos depoimentos para identificar a participação de servidores no esquema. A CPI mista da Petrobras também tenta acesso às revelações feitas pelo ex-diretor. Os nomes dos políticos que teriam sido revelados por Costa foram reproduzidos em reportagem da revista Veja no início deste mês.

De acordo com o “Jornal Nacional”, da TV Globo, Costa confessou ter recebido R$ 1,5 milhão de propina no processo de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A aquisição resultou em prejuízo para a Petrobras.
Quem já atuou com auditoria sabe que há um momento crítico para todo e qualquer auditado: o período que transcorre entre o momento em que ele é citado de forma negativa em uma auditoria e aquele no qual se descobre qual o momento pelo qual ele foi “pego”.

Um exemplo: imagine que às 15 horas de uma segunda-feira um gerente de projetos seja convocado pela área de auditoria para uma reunião na quarta-feira seguinte, às 17 horas, para tratar de irregularidades encontradas nos últimos projetos gerenciados por ele. Essas 50 horas estarão entre as mais longas de sua vida. Nesse período, ele pensará: “O que encontraram a meu respeito? Será que estou definitivamente enrolado? Será que encontraram X? Será que encontraram Y? O que vai acontecer comigo?”. É realmente penoso.

É assim que Dilma e sua curriola devem estar se sentindo neste momento. Daí pediram para ter acesso às delações de Paulo Costa. Tomaram um “não”. Vão ter que esperar mais um pouquinho. O melhor para eles nesse momento é começar a meditar, ouvir música new age, talvez até usar um Santo Daime. Tudo para ver se relaxam um pouco. Vão precisar.

Nenhum comentário: