quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eleições: Ou Aécio parte para cima de Dilma ou morrerá na praia

BLOG do SOMBRA


Ou ele usa o medo para responder ao medo ou acabará morrendo na praia

Aécio Neves

Divulgadas ontem à noite, as mais recentes pesquisas eleitorais Datafolha e Ibope trouxeram uma notícia boa e outra ruim para Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República

A boa: embora em empate técnico com Dilma, numericamente Aécio está dois pontos à frente dela...

A notícia ruim para Aécio: transcorrida uma semana do primeiro turno, ele não se mexeu. Seu índice de intenção de votos permaneceu o mesmo.

Por que seria razoável que ele tivesse aberto uma vantagem maior sobre Dilma? Porque ele só colheu boas notícias desde o fim do primeiro turno. E Dilma só colheu notícias ruins.

À exceção de Luciana Genro, do Psol, todos os candidatos a presidente derrotados no primeiro turno apoiaram Aécio. O mais importante deles: Marina Silva, votada por 21 milhões de brasileiros.

A família de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 13 de agosto último, também apoiou Aécio.

Restou a Dilma desfilar na companhia de partidos e políticos que a apoiavam desde antes.

O escândalo da roubalheira na Petrobras reforçou o discurso da ética de Aécio. Para não ficar atrás, Dilma foi obrigada a desembrulhar um pacote de medidas contra a corrupção reunidas às pressas.

Sim, a pesquisa Datafolha trouxe ainda outra notícia ruim para Aécio: a rejeição a ele aumentou. Agora, 38% dos quase 10 mil eleitores entrevistados disseram que não votarão de jeito nenhum em Aécio. Eram 34% há uma semana.

A rejeição a Dilma oscilou um ponto percentual – de 43% para 42%.

Há uma semana, 22% dos entrevistados disseram que talvez votassem em Aécio. São 18% agora. Dilma ficou com o que tinha – 15%.

O Ibope quis saber como os brasileiros avaliam o governo Dilma. Os que acham o governo ótimo ou bom saltaram de 39% para 43%. Os que acham o governo ruim ou péssimo diminuíram de 27% para 25%.

Quantos aprovam a maneira de Dilma governar? Eram 49% na semana passada. São 54% agora.

O discurso do medo usado por Dilma para desconstruir Marina no primeiro turno está sendo eficiente para impedir o crescimento de Aécio no segundo turno.

Ou ele usa o medo para responder ao medo ou acabará morrendo na praia.


Fonte: Blog do NOBLAT. Foto: Imagem: Fernando Donasci / Agência O Globo - 16/10/2014 - -

Nenhum comentário: