terça-feira, 2 de dezembro de 2014

“Qual é a diferença entre uma vaca e uma baleia?”

Japão: proibição de pesca da baleia é “ecoimperialismo”  

 

José Eduardo Mendonça - 26/11/2014 às 09:48

japao-proibicao-pesca-ecoimperalista-560
Ministro afirma que críticas se baseiam em emoção, e não em ciência


Em um pronunciamento insólito, o comissário do Japão na Comissão Internacional de Caça à Baleia, Joji Morishita, disse hoje que a oposição ao programa de seu país é uma espécie de “ecoimperialismo” que impõe um sistema de valores a outro e é baseada em emoção, e não na ciência – ainda, segundo ele, semelhante à oposição atual à morte de elefantes na África.


Na semana passada, Tóquio revelou planos de reiniciar a caça no Oceano Sul em 2015-2016, apesar de uma corte internacional ter decidido que a atividade era ilegal.  O país já fez um corte em seu chamado programa científico de captura e morte de animais da espécie.

“Se você for perguntar a pessoas japonesas comuns sobre o tema das baleias, elas vão dizer, não como carne de baleia, mas não gosto da ideia de povos que comem carne vermelha ou de porco dizerem para nós pararmos de comer”, prosseguiu Morishita .

A Corte Internacional de Justiça disse no começo deste ano que a atividade no Japão, que já dura décadas, devia ser cessada. Em resposta, Tóquio cancelou a caça no Antártico, mas prosseguiu com uma versão menor no Pacífico Norte em meados de 2014.

O Japão mantém há muito tempo que a espécie não é ameaçada e que comer baleia é parte da cultura do país. Começou sua “pesquisa científica”em 1987, um ano depois do início de uma moratória mundial.


Sabe-se que, sem fortes subsídios governamentais, a atividade no país operaria com imenso prejuízo.


“E se outros países começarem a promover seus hábitos no resto do mundo, com um movimento mundial anti-McDonalds ou anti-carne vermelha com sanções econômicas?” disse Morishita, de acordo com o Washington Post.
 “Qual é a diferença entre uma vaca e uma baleia?”

Foto: Howard Ignatius/Creative Commons

Nenhum comentário: