terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Eduardo Cunha lançará candidatura na Câmara


Josias de Souza


Líder do PMDB, o deputado Eduardo Cunha (RJ) formalizará nesta terça-feira (2) sua candidatura à presidência da Câmara. Deve discursar no Salão Verde, defronte da porta de acesso ao plenário. Marcou o ato para as 18h, o mesmo horário da sessão do Congresso convocada por Renan Calheiros para tentar votar o projeto da manobra fiscal, que autoriza o governo a fechar suas contas no vermelho em 2014.


Cavalgando o discurso de “independência” do Legislativo em relação ao Executivo, Cunha é, hoje, o nome mais competitivo na Câmara. Alvo de grande rejeição, o PT hesita em lançar a candidatura de Arlindo Chinaglia (SP). As oposições oscilam entre o apoio ao azarão Júlio Delgado (PSB-MG) e a adesão ao anti-PT Eduardo Cunha.


Num esforço para atenuar a resistência de Dilma à sua ambição, Eduardo Cunha maneja a decisão da bancada do PMDB de votar a favor da proposta que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias, desobrigando o governo de fazer superávit de caixa para abater os juros da dívida pública neste ano.


Na noite passada, Cunha participou de reunião convocada por Dilma, no Planalto.


 No encontro, a presidente apelou aos líderes para que aprovem o projeto do arranjo fiscal ainda nesta terça. Curiosamente, entre todos os presentes, Eduardo Cunha foi o que soou mais receptivo aos apelos de Dilma. A eleição para o comando da Câmara será em fevereiro.

Nenhum comentário: