segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Kotscho afirma que Dilma caminha para a autodestruição

Ricardo Kotscho
Do site R7




O que já está ruim sempre pode piorar. A Petrobras e o país amanheceram de pernas para o ar na quinta-feira. Ao mesmo tempo em que a Petrobras ficava sem diretoria, após a renúncia coletiva da véspera, a Polícia Federal estava fazendo uma nova operação em quatro Estados, com mandados contra mais de 60 investigados na Lava-Jato, entre eles o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.


Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República, que continua recolhida e calada em seus palácios, sem mostrar qualquer reação. O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição.


A presidente teve todo o tempo do mundo para pensar em soluções para a Petrobras, desde que esta grande crise estourou no ano passado, mas só se dedicou à campanha pela reeleição e à montagem do seu novo ministério.


Pois não é que, em meio aos enormes desafios que seu governo enfrenta em todas as áreas da vida nacional, apenas 36 dias após o início no segundo mandato, Dilma encontrou tempo para promover a primeira mudança em seu ministério trazendo de volta o inacreditável Mangabeira Unger, folclórico ideólogo que queria construir aquedutos para transportar água da Amazônia para o sertão do nordeste, como lembrou Bernardo Mello Franco?


ENCURRALADA
Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do seu próprio partido, como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita presidente por mais quatro anos?


Ou, o que seria ainda mais grave, será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?


É duro e triste ter que escrever isso sobre um governo que ajudei a eleger com meu voto, mas é a realidade. É preciso que Dilma caia nesta realidade e mude radicalmente sua forma de governar, buscando e não arrostando apoios, ouvindo pessoas fora do seu núcleo palaciano, como prometeu no discurso da vitória, antes que seja tarde demais.


LULA E DILMA JUNTOS…
Por um desses achaques do destino, foi a abertura das comemorações dos 35 anos da fundação do PT, um partido que vi nascer e que vive hoje a pior crise da sua história, 12 anos depois de ter chegado ao poder central.


Estava previsto em Belo Horizonte um encontro reservado do ex-presidente Lula com a presidente Dilma. Cada vez mais distantes nos últimos meses, o que um teria para falar ao outro? Pode ser que a conversa tenha começado com esta pergunta, que todos os petistas estão se fazendo: “Pois é, chegamos até aqui. E agora, camarada?”
Vida que segue.

Comentários

  • Pois eu acho que já esta destruída. Jamais conseguirá voltar a ter popularidade, até porque o populismo
    petista sempre foi apenas um engôdo.
    Penso até que ela possa renunciar, afinal quando estiver apanhando muito, pode alguém jogar a toalha.
    Acho que a era PT, já era.

  • Ela está mesmo destruída! Mesmo que não houvesse corrupção, tampouco o seu envolvimento nesta, só a sua incompetência administrativa já é suficiente para colocá-la como a pior presidente que este país já teve. Talvez uma das mais incapazes deste mundo!

    • amigo,
      o senhor ainda é muito bondoso: “talvez uma das mais…”.
      perdoe-me, mas pergunto: “talvez” ?

Nenhum comentário: