quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lava Jato: procuradores temem desestímulo a novas delações.




Deltan Dalagnol, um dos procuradores da Lava Jato.
Em Curitiba, os procuradores ficaram em reclusão após o veredito do STF, que mudou o jogo "para quem estava ganhando". Pensam em mudar a estratégia. Um dos acusados que estava em vias de fechar acordo de delação premiada era Ricardo Pessoa, o chefe do Clube do Milhão - por acaso, grande amigo do tiranete Lula, que deve estar comemorando a decisão do Supremo. Matéria do jornal O Globo:


(...) A decisão do STF estremeceu o comando da Operação Lava-Jato, pois a manutenção das prisões preventivas acabava forçando os executivos das empreiteiras a aceitar os benefícios da delação premiada. Os investigadores se recusaram a comentar publicamente a decisão, mas já admitem a necessidade de mudar de estratégica na condução da operação. O principal temor é que a decisão desestimule novas delações. Um dos investigadores comparou a decisão da Corte a um daqueles lances que mudam o jogo para quem estava ganhando.
— Ficou mais difícil eles trazerem novas revelações. Antes, a liberdade era um trunfo que a gente tinha para convencê-los a falar mais. Agora, teremos que repensar — admitiu.

Os procuradores assumiram uma postura de reclusão total após o veredito. Assim que a decisão foi proferida, reuniram-se a portas fechadas para avaliar o impacto. A conclusão é de que as novas delações agora “sairão mais caras”. O Ministério Público Federal estaria mantendo conversas com, pelo menos, dois acusados para fechar novos acordos de colaboração. Um deles seria o próprio Ricardo Pessoa, considerado peça-chave no esquema do cartel. (Continua).

Nenhum comentário: