terça-feira, 2 de setembro de 2014

DF: Denúncia contra clã Roriz

Blog do SOMBRA


Chefe do Ministério Público do DF protocolou acusação no Tribunal de Justiça contra ex-governador, duas filhas, Wesliane e Liliane, e um neto, além de empresários, por corrupção e lavagem de dinheiro. Defesa alega motivação política.

Joaquim Roriz era governador quando teria favorecido empresários em troca de benefícios.

A procuradora-geral de Justiça do DF, Eunice Carvalhido, denunciou o ex-governador Joaquim Roriz (PRTB), a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), os empresários Roberto e Renato Cortopassi, o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklim de Moura e outras quatro pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro. Eles são acusados de envolvimento em um suposto esquema de favorecimento a empresários em troca da concessão de benefícios a integrantes do clã Roriz. Os acusados negam participação no caso e apontam  uso político da denúncia. ...


Além do ex-governador e de Liliane Roriz, Weslliane Maria Roriz Neuls, filha de Roriz, e Rodrigo Domingos Roriz Abreu, neto do ex-governador também tiveram os nomes citados. O ex-gerente de crédito do BRB Antônio Cardozo de Oliveira e o ex-diretor do banco Geraldo Rui Pereira também foram denunciados ao Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Segundo o Ministério Público, os empresários da construção civil Renato e Roberto Cortopassi teriam pedido a interferência do então governador Joaquim Roriz para conseguir facilidades na concessão e renovação de empréstimos junto ao BRB. Os recursos seriam usados na construção do residencial Monet, em Águas Claras. Em troca, os empresários teriam repassado 12 apartamentos no prédio a integrantes da família Roriz. De acordo com a denúncia, os imóveis foram negociados de forma fictícia.


Improbidade
Os fatos denunciados pelo MP já motivaram a apresentação de uma denúncia por improbidade administrativa, que foi aceita pela Justiça e tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal 
A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) já é alvo do inquérito 3325, que tramita no Supremo Tribunal Federal, por conta dos mesmos fatos. O caso está no STF porque Jaqueline tem foro privilegiado. O relator do processo é o ministro Luiz Fux, e as acusações são de falsidade ideológica. Em março deste ano, Fux determinou o desmembramento da denúncia, uma vez que, inicialmente, havia outras quatro pessoas no rol de acusados.


Segundo a Procuradoria Geral da República, responsável pela denúncia no STF, “a falsidade ideológica foi realizada para simular a compra e venda de unidades habitacionais no Residencial Monet, de maneira a acobertar a origem da verdadeira aquisição, qual seja, o empréstimo irregular concedido pelo Banco Regional de Brasília à empresa WRJ”. No caso da denúncia apresentada ontem pelo MP à Justiça, a avaliação será do Conselho Especial do TJDFT, também por conta de prerrogativa de foro de Liliane Roriz.


Críticas
Em nota, os integrantes da família Roriz refutaram as acusações e criticaram a apresentação da denúncia a um mês das eleições. “Não há fato novo. O curioso é o MP, no meio do processo eleitoral, tirar do armário cadáveres processuais para tentar atrapalhar a família Roriz, assim como faz em todas as eleições”. O clã Roriz afirma que não teve acesso ao processo, mas garante que os familiares do ex-governador estão tranquilos.


O advogado Gandhi Gouveia Belo da Silva, que representa os irmãos Cortopassi, também criticou duramente a denúncia apresentada pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro. “O Ministério Público tem que deixar de agir como um partido político de esquerda. Tudo já foi explicado e está nos autos”, afirma. A reportagem não localizou os advogados dos ex-diretores do BRB para comentar as denúncias.


Penas
Pelo Código Penal Brasileiro, a pena para o crime de corrupção varia de dois a 12 anos de prisão e mais cobrança de multa. Já para o crime de lavagem de dinheiro, a legislação prevê pena de três a 10 anos de prisão, além de multa.

Fonte: Por HELENA MADER, Correio Braziliense - 02/09/2014 - - 07:36:12

Nenhum comentário: