quarta-feira, 24 de setembro de 2014

José Murilo de Carvalho no Roda Viva: ‘O voto do brasileiro tem limitações que decorrem da desigualdade social’





“O cidadão vota racionalmente, mas preso ao mundo da necessidade. É um voto que tem limitações decorrentes da desigualdade social”, disse o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho no Roda Viva desta segunda-feira. Se alguém depende do Bolsa Família, exemplificou, não vai se incomodar com o mensalão. “Não é que a pessoa apoie a corrupção”, ressalvou. “É uma questão de dependência do Estado”.

Para tratar de questões presentes, o biógrafo de D. Pedro II resgatou episódios e personagens que influíram decisivamente na formação da nacionalidade. Amparado nas lições do passado, José Murilo acredita que “nossa esquerda e nossa direita são iguais no fisiologismo”. E sofrem da mesma miopia: nenhum partido ou governante entendeu o real significado das manifestações de junho de 2013.
A bancada foi composta por Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo), Norma Couri (correspondente da revista portuguesa Visão), Marcos Guterman (Estadão), Ligia Fonseca Ferreira (professora de Letras da UNIFESP) e Ricardo Kotscho (TV Record).

Nenhum comentário: