24/09/2014 09h10
- Atualizado em
24/09/2014 09h25
Governo do Estado solicitou o reforço após incêndio de 17 veículos em 3 dias.
Aprovação foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União.
Portaria n.º 1600, de 23 de setembro de 2014
O emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi autorizado pelo período de 30 dias e o prazo poderá ser prorrogado ou antecipado, caso necessário. O objetivo, segundo o ministério, é "preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio na cidade de São Luís e Região Metropolitana".
saiba mais
De acordo com a portaria, a operação terá o apoio logístico e a
supervisão dos órgãos de segurança pública do governo do estado
maranhense no que diz respeito à cooperação entre as partes e permissão
de acesso aos sistemas de informações. O documento não informa o número
de agentes que será enviado ao Maranhão.Reforço
O pedido do governo maranhense ao Ministério da Justiça foi feito na segunda-feira (22). No documento, o Estado solicita o reforço da FNSP para atuar no sistema penitenciário e nas ruas de São Luís e Região Metropolitana por causa dos "momentos de tensão e terror em face de atos de violência e vandalismo praticados por facções criminosas".
Entre sábado (20) e segunda-feira (22), foram registrados 17 ataques a ônibus, microônibus, viaturas da polícia e carros particulares na capital maranhense. No sábado (20), foram quatro ônibus - dois na garagem de uma empresa, no São Cristóvão; um no Alto do Pinho; outro na Santa Bárbara; e um microônibus em São José de Ribamar, na Região Metropolitana.
No domingo (21), um ônibus que transportava integrantes de um grupo de bumba meu boi, no bairro Alemanha, foi incendiado. Na madrugada de segunda-feira, foram mais três ônibus, desta vez, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz; além de dois carros particulares em uma concessionária, na Avenida dos Africanos; e seis veículos que estavam em uma garagem de carros usados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), no bairro Radional.
Força Nacional
Homens da FNSP estão no estado maranhense desde outubro do ano passado, quando 150 soldados foram deslocados para São Luís para reforçar a segurança no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No mesmo período, o governo do Maranhão decretou estado de emergência no sistema prisional, com o objetivo de construir um presídio de segurança máxima em São Luís e unidades prisionais em cidades do interior do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário