Responsável por difamar jornalistas na enciclopédia virtual por meio de terminal no Palácio do Planalto será exonerado de cargo comissionado no Ministério do Planejamento -
Correio Braziliense
Publicação: 12/09/2014 06:00 Atualização: 11/09/2014 23:45
O computador utilizado para modificar a Wikipedia fica no Planalto: oposição disse que o palácio virou "comitê" |
Depois de um mês de investigação, a Casa Civil anunciou ontem ter identificado o servidor que fez alterações no perfil de jornalistas na enciclopédia virtual Wikipedia usando a rede de internet do Palácio do Planalto. Em nota, o governo disse que vai exonerar Luiz Alberto Marques Vieira Filho do cargo comissionado que ocupa no Ministério do Planejamento. Ele é também funcionário de carreira e vai responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Saiba mais...
Presidenciáveis condenam alteração de perfis de jornalistas no Wikipedia
Dilma condena edição de perfis de jornalistas na WikipediaO caso foi revelado pelo jornal O Globo, em 8 de agosto deste ano. A Wikipedia é uma enciclopédia colaborativa em que qualquer internauta, de forma anônima, pode adicionar e alterar informações. No caso de Miriam Leitão, por exemplo, o colaborador escreveu que ela faz análises econômicas “desastrosas”. A primeira reação do Planalto foi divulgar nota em que lamentava o caso, mas considerava “impossível” a identificação da autoria do caso.
Depois da repercussão negativa, o Planalto criou uma comissão de sindicância investigativa e a presidente Dilma Rousseff (PT), já em campanha pela reeleição, disse que o caso seria esclarecido. Segundo o Portal da Transparência, Luiz Alberto é funcionário de carreira do Ministério da Fazenda desde abril de 2007. Foi cedido ao Ministério do Planejamento em maio deste ano. O servidor recebe por mês um salário de R$ 22.065,61. Ele responderá ao PAD, que tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 para ser concluído. Ele pode ser demitido do cargo efetivo e ficar impedido de voltar à administração pública por um período determinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário