segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Economistas voltam a cortar projeção do PIB e esperam alta de 0,27%



Do UOL, em São Paulo

Economistas consultados pelo Banco Central voltaram a cortar a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 0,28% na semana passada para 0,27% nesta semana.


O Banco Central tinha registrado 19 quedas seguidas na previsão para o indicador, mas, na semana passada, a sequência de baixas tinha sido interrompida.

Os dados são coletados para o Boletim Focus, que foi divulgado nesta segunda-feira (20).

Em relação aos demais indicadores da economia, todas as projeções foram mantidas. Para a inflação, a previsão é de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo), feche o ano em 6,45%, perto do limite máximo da meta do governo.

O governo tenta buscar uma inflação próxima a 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos (2,5% a 6,5%).

A taxa básica de juros deve fechar o ano nos atuais 11%, segundo os economistas; e o dólar deve ficar em R$ 2,40.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.
Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.
Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.
(Com Reuters)

Nenhum comentário: