segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sem tom de guerra, debate tem Aécio contido e Dilma mais serena



O tom de guerra entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) não se repetiu neste domingo. Vimos, no debate de hoje, da Record, um Aécio mais contido e uma Dilma mais serena.
Os candidatos ampliaram os temas para educação, segurança, infraestrutura, bancos oficiais e a Petrobras não mais pelo lado do escândalo, mas da gestão.

Nem Aécio sacou um novo "Igor Rousseff" nem Dilma jogou a história da parentada empregada pelo tucano. Os telespectadores saíram ganhando.

Nada disso é por acaso. Certamente, as pesquisas qualitativas mostraram ampla resistência ao debate-ringue, com socos, cotoveladas e rasteiras.

Aécio manteve o bom desempenho dos debates anteriores, mas Dilma estava mais segura, mais tranquila, menos confusa e menos agressiva também. Teve bons momentos com expressões populares, tipo "o senhor ouviu o galo cantar e não sabe onde..."

No geral, porém, a sensação é de empate e, como eles também estão empatados nas pesquisas, ninguém ganha, ninguém perde e a eleição não sai do lugar. A conferir.

Tem pesquisa fresquinha nesta segunda (20) e vem aí o debate final, na Globo, na sexta-feira.
A eleição está terminando como começou e evoluiu durante todo o tempo: imprevisível.
eliane cantanhêde Eliane Cantanhêde, jornalista, é colunista da Página 2 da versão impressa da Folha, onde escreve às terças, quintas, sextas e domingos. É também comentarista do telejornal 'GloboNews em Pauta' e da Rádio Metrópole da Bahia.

Nenhum comentário: