segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ambientalistas defensores dos gansos conseguem que Corte proíba consumo de foie gras na Califórnia



Depois de ver como o foie gras (que quer dizer fígado gordo)é feito nunca mais consegui comer!


Em Nova York


O foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. A Corte Suprema dos Estados Unidos (EUA) confirmou a proibição do consumo de foie gras, o patê de fígado de ganso ou pato, na Califórnia, medida que já tinha entrado em vigor há dois na região.Os membros da Corte resolveram ficar do lado dos protetores dos animais que há anos denunciam "os métodos de alimentação forçada com o objetivo de engordar o fígado da ave além de suas medidas naturais".

Um grupo de restaurantes de Los Angeles, e alguns produtores do Canadá e dos Estados Unidos tinham entrado com um recurso contra a medida justificando que a proibição do produto, válida a partir de 2012, violava as proteções federais que impedem aos Estados de interferir no comércio interestadual.

A Califórnia foi o primeiro Estado norte-americano a proibir o consumo do patê, em 2006 Chicago também tentou adotar a medida, mas depois de dois anos foi revogada.

As organizações protetoras dos animais comemoraram a decisão da Corte. "A decisão permite que os cidadãos da Califórnia possam proibir a venda de alguns alimentos obtidos com métodos cruéis contra os animais", disse Jonathan Lovvorn, advogado da Humane Society of United States.

Nenhum comentário: