Se há alguém que deve estar rindo à toa com os números, digamos,
espetaculares das finanças da campanha que garantiu a reeleição a Dilma
Rousseff, é o marqueteiro João Santana. Dos 350 milhões de reais em
gastos declarados pela presidente em 2014, um recorde para qualquer
pleito no país, 70 milhões de reais foram diretamente para a conta da
empresa do marqueteiro, a Pólis Propaganda.
Outros 8 milhões de reais
foram repassados à empresa por meio do diretório nacional do
partido. Não se sabe o quanto disso é, de fato, lucro próprio, mas
significa nada menos que 20% dos gastos totais da campanha da
presidente. Em 2010, o marqueteiro havia abocanhado "apenas" 42 milhões
de reais. Mas o bolo despendido por Dilma também era menor: 194 milhões
de reais.
No fim das contas, exceto pelos 8 milhões de reais pagos pelo
PT, a proporção da fatia de Santana na conta de Dilma se manteve igual
entre um pleito e outro. Mas o trabalho certamente foi maior. Na eleição
mais suja das últimas décadas, o marqueteiro não economizou na
artilharia. E venceu a guerra. Resta saber se a presidente achou a
fatura 'salgada' demais. (Da VEJA)
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