sábado, 13 de dezembro de 2014

Acusação de SUBORNO: FAB anuncia suspensão de contratos com empresa norte-americana Dallas

Empresa admitiu ter subornado funcionários da FAB e do governo de RR.
Dallas Airmotive terá de pagar US$ 14 mi nos EUA por corrupção no exterior.

Do G1, em Brasília
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (12) por meio de nota que suspendeu os contratos com a empresa Dallas Airmotive, dos Estados Unidos.

De acordo com a nota, os contratos serão rescindidos se as denúncias que envolvem a empresa se comprovarem. O texto também informa que a FAB abriu um inquérito policial militar para apurar o suposto recebimento de propina por militares.


De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Dallas Airmotive admitiu que, entre 2008 e 2012, subornou funcionários da FAB e do gabinete do governo de Roraima.

A empresa pagará US$ 14 milhões de sanção penal, segundo informou o Departamento de Justiça, por descumprir a lei norte-americana que pune empresas que praticam corrupção no exterior.

Nesta sexta, mais cedo, a FAB havia divulgado, por meio de nota à imprensa, que os dois militares suspeitos de terem recebido propina da Dallas não têm patente de oficial. Segundo a Força Aérea, um dos suspeitos é um suboficial, e o outro, um sargento. Os nomes dos militares não foram divulgados.

No comunicado, a Força Aérea afirmou que já apura os fatos a fim de identificar os responsáveis e os detalhes da denúncia. Caso o pagamento de suborno seja confirmado, a FAB diz que "todos os procedimentos para punição, previstos em lei, serão adotados".

Em nota, a Dallas Airmotive confirmou o pagamento de suborno e atribuiu as ilegalidades a funcionários que já estão fora da empresa.

Entre os mecanismos usados pela empresa para o pagamento da propina, segundo o Departamento de Justiça norte-americano, estavam acordos com empresas de fachada, pagamentos a terceiros e oferecimento de presentes aos funcionários, como pagamento de viagens de férias, diz o comunicado, que não cita os nomes dos envolvidos .

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela FAB:

NOTA OFICIAL

A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu imediatamente a execução dos contratos que mantinha com a empresa Dallas Airmotive até o total esclarecimento das denúncias do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Se as acusações forem comprovadas, a FAB vai rescindir os contratos, com base no artigo 79, inciso XII da Lei 8666/93, buscando inclusive o ressarcimento cabível.

A FAB também instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar o envolvimento dos acusados, ainda não identificados.

Ressaltamos que a FAB repudia atitudes desta natureza e atua firmemente para coibir desvios de conduta de seu efetivo.

Nenhum comentário: