Em meio a aperto, Congresso triplica verbas para partidos políticos
Valor a ser distribuído entre as legendas por meio do fundo partidário subiu de uma previsão de 289,5 milhões de reais para 867,5 milhões
No momento em que o Congresso articula a implantação de medidas de arrocho fiscal defendidas pelo governo, deputados e senadores aprovaram na noite desta terça-feira, em votação simbólica, uma medida que triplica a verba específica para o fundo partidário, recurso público dividido entre os partidos políticos. A proposta integra o Orçamento de 2015, aprovado nesta noite com três meses de atraso.A injeção de recursos destinados aos partidos não estava prevista no texto aprovado em dezembro pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). O repasse inicial estimado às 32 legendas atualmente registradas no país era de 289,5 milhões de reais. Agora, o valor subiu para 867,5 milhões.
Para o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da proposta, não há contradição em elevar os recursos aos partidos no momento de restrição financeira. "Todo ano o fundo partidário é aumentado. Esse ano nós aumentamos mais porque havia condições de aumentar mais, foi uma decisão política que o Congresso tomou e que é legítima. Isso é importante para os partidos. Não se faz democracia sem partido e o modelo de financiamento da campanha vai ser discutido agora. Esse é um bom momento para se discutir isso", disse Jucá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário