quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Amante da botânica? Conheça o aplicativo que reconhece plantas



aplicativo que reconhece plantas
Você saberia dizer quantas espécies de plantas existem no mundo inteiro? Não sabe? Pois eu também não! Mas não se preocupe, nem eu e nem você precisamos nos envergonhar por não saber a resposta para essa pergunta, e tudo porque...ninguém sabe!


Isso mesmo, até hoje, o número exato da biodiversidade do planeta Terra é um completo mistério para os cientistas. Ainda assim, os estudos mostram dados aproximados sobre a diversidade da vida e, quando o assunto são as plantas, os pesquisadores acreditam (hipótese) saber o número exato de espécimes: exatamente 298 mil tipos diferentes de plantas, sendo que mais de 215 mil já estão devidamente catalogadas. 


Se este número está certo ou não, o tempo e as pesquisas dirão, que 215.644 espécimes de plantas é um número muito alto para saber todas de cabeça, creio que todos concordam. Mas se você é um amante das plantas e deseja saber tudo sobre elas, inclusive identificar imediatamente uma espécie assim que a observa, seus problemas acabaram, pois foi desenvolvido um aplicativo criado exatamente para identificar plantas e flores. 


O PlantNet, foi apresentado pela primeira vez em 2013, na 50° edição do encontro Paris Internacional Agricultura Show, e recebeu neste mês de abril de 2015 sua mais nova atualização. Basicamente, o programa consegue identificar uma planta ou flor para seu usuário que não sabe de qual espécime se trata. 


Para fazer o PlantNet funcionar, basta tirar uma foto da planta ou flor e colocar o aplicativo para buscar a imagem correspondente em seu banco de dados. Assim que o sistema identifica a espécie que combina com a foto tirada, ela é mostrada na tela para seu usuário saber qual planta ou flor está contemplando. 


O banco de dados do PlantNet, claro, não possui as 215.644 espécies em seu banco de dados. Possui muito menos, aliás, pouco mais de 4 mil, e com foco em espécies não ornamentais, mas o programa recebe atualizações e o crescimento da rede de usuários, que encaminham fotos e identificam os espécimes que conhecem, depois de validadas por uma equipe científica, só faz crescer a capacidade do PlantNet de ajudar aos amantes das plantas e das flores a conhecer um pouco mais da riquíssima biodiversidade de nosso planeta. 


 
Fonte foto: plantnet-project-org

Nenhum comentário: