sábado, 14 de novembro de 2015

Comitê estuda fiscalização integrada para evitar venda ilegal de animais


Forum das ONGs Ambientalistas



 Foto: Operação contra o comércio ilegal e maus-tratos de animais na Feira dos Importados, em 2014.
  Ascom Sema 




Foto: Operação contra o comércio ilegal e maus-tratos de animais na Feira dos Importados, em 2014.

Brasília (13/11/2015) - A articulação dos diversos órgãos do governo de Brasília para fiscalizar a venda ilegal de animais no Distrito Federal está na agenda do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A decisão de avaliar meios de promover a fiscalização integrada foi tomada nessa quinta-feira (12), em reunião do CIPDA.

Com base na experiência exitosa de uma operação realizada, em novembro de 2014, na Feira do Paraguai, o Grupo de Combate aos Maus Tratos dos Animais, integrante do comitê, vai apontar estratégicas específicas para a fiscalização integrada.

A operação do ano passado envolveu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), a Administração Regional do SIA, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF), a Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima), o Batalhão de Polícia Ambiental, a Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema) e a Cooperativa de Produção e de Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados (Cooperfim).

"A destinação dos animais apreendidos é um gargalo em operações como esta", salientou a assessora especial da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Mara Moscoso. "O ônus da apreensão fica todo para a sociedade civil, que arca com as despesas, os cuidados, o encaminhamento dos animais e até a apresentação dos relatórios ao Judiciário", explicou.

Os animais apreendidos em 2014 ficaram sob os cuidados da Proanima, uma organização não governamental. A instituição gastou mais de R$ 5 mil com tratamento e alojamento.

Nenhum comentário: