sábado, 14 de novembro de 2015

'O País tá assim por causa dos brasileiros, enquanto o pais tá fudido, estão assistindo o jogo do Brasil, bando de inúteis' diz Professor da USP

O Brasil está em meio a uma crise causada pelo próprio País e, antes de melhorar, a situação ainda vai piorar.


"Olha em volta, só noticia ruim, só regresso, escolas fechando, milhões desempregados.. o País tá assim por causa dos brasileiros, enquanto o pais tá "fudido" estão sentados no sofá vendo o jogo do Brasil e o País se acabar. Lamentável, eu tenho vergonha de ser brasileiro." diz Professor da USP revoltado. (Professor pediu para não ser identificado)

Brasil vive "um momento crítico". Assim começa, com um tom bastante pessimista, o relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a atual situação econômica do país. 

O organismo piorou nesta quarta-feira, pela terceira vez neste ano, as previsões sobre o crescimento brasileiro: o PIB cairá 3,1% em 2015 e 1,2% em 2016, segundo assegurou. Em junho, a entidade havia previsto uma desaceleração de 0,8% neste ano e um crescimento de 1,1% no próximo. A entidade voltou a opinar sobre o país em setembro, quando previu uma queda de 2,8% e 0,7%, respectivamente.



O "momento crítico" ao que se refere a organização se deve a uma mistura de fatores: "os desafios na situação fiscal" (o Governo apresentou nesta quarta, já contando com as chamadas "pedaladas fiscais", um déficit de 119,9 bilhões de reais para 2015, aproximadamente 2% do PIB, enquanto que no início do ano previa um superávit de 66,3 bilhões); "inflação alta" (9,49% no acumulado deste ano, segundo o Banco Central); e a queda dos preços das matérias-primas, alimentada pela desaceleração da economia chinesa.

Nenhum comentário: