sábado, 14 de novembro de 2015

Uma iniciativa das mais louváveis. Programa Praia Acessível passa de 200 atendimentos





 

Iniciativa é conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL)

12/11/2015 | Fabricio Tinêo, MTB: 37905

Contabilizado os atendimentos do mês de outubro, o Programa Praia Acessível chegou a mais de 200. Conduzido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande, a iniciativa oferece gratuitamente equipamentos (cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas) para auxiliar as pessoas portadoras de deficiência na praia e no banho de mar com segurança.

No total, neste período de 10 meses (sempre aos sábados, domingos e feriados), 162 pessoas (há aquelas que usaram mais de uma vez chegando aos mais de 200 atendimentos) utilizaram a atividade de lazer. Foram 84 mulheres e 78 homens. Mais de 60% são pessoas com mais de 18 anos, portadoras de deficiência física/motora e que estão visitando ou que não moram em Praia Grande.

Fim de ano – Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro o Programa não funcionará. Mas é importante destacar que atendimentos serão realizados normalmente nos dias 26 e 27 de dezembro, 2 e 3 de janeiro. Já a partir de 5 de janeiro de 2016, aproveitando o período de férias escolares e até o fim do carnaval (10 de fevereiro), as atividades vão ocorrer de terças-feiras a domingo. Depois, voltam a acontecer aos sábados, domingos e feriados.

Participação - Para participar basta comparecer no Quiosque da Praia do Bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898). No local, há um professor, um auxiliar de enfermagem e um estagiário administrativo (para ajudar no preenchimento de ficha cadastral) que ajudam os interessados.

Há rampa de acesso à praia. As atividades ocorrem com sol ou chuva fraca. Lançado em 2010, o Programa tem parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência que foi responsável pela compra de 10 cadeiras feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água.

Existe apoio das Secretarias de Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb) e de Governo (SEG); Sub-Secretaria de Ação e Cidadania, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros. E auxílio das entidades do terceiro Epas, ADPG, APAE, INGEDERF e Ação em Combate a Neuropatologia.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Nenhum comentário: