sábado, 14 de novembro de 2015

Gestores públicos podem opinar sobre Plano de Mudanças Climáticas

Notícias


Consulta pública recolhe contribuições até o próximo dia 22 de novembro.
 
 
por última modificação: 13/11/2015 18h03
 
 
O governo federal em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas abriu consulta pública para saber a opinião dos gestores públicos dos três níveis de governo e  segmentos da sociedade civil sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) que pretende diminuir o risco climático no país .


Qualquer cidadão pode participar das consultas, e também podem ser feitas sugestões em nome de instituições.  As contribuições são enviadas  on line . As ideias serão analisadas por um Grupo de Trabalho que , posteriormente, divulgará um relatório com as contribuições acolhidas.


Leia também
>>>União e municípios devem se unir para atingir Objetivo de Desenvolvimento Sustentável na educação
>>> Aprovado novo prazo para municípios se ajustarem à lei das parcerias com organizações civis
>>> Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros debate medidas de ajuste fiscal


O aumento dos eventos climáticos extremos nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento elevou o patamar do debate público mundial sobre os seus impactos, seja na economia ou no meio ambiente, refletindo na qualidade de vida das pessoas e nas comunidades. No Brasil, apenas em 2015, mais de mil municípios foram afetados por questões climáticas, levando a decretação de estado de emergência ou de calamidade.

Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima
O Plano é um esforço coordenado nacional para a redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas e está estruturado em 6 capítulos gerais disponíveis no volume I, que incluem bases legais,  fundamentos, objetivos, diretrizes, iniciativas transversais, arranjo institucional, estratégia de financiamento, monitoramento e gestão do conhecimento.


Outras 11 estratégias de adaptação setoriais e temáticas estão disponíveis no volume II, que incluem Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Desastres Naturais, Indústria e Mineração, Infraestrutura (Energia, Transportes e Mobilidade Urbana), Povos e Comunidades Vulneráveis, Recursos Hídricos, Saúde*, Segurança Alimentar e Nutricional e Zonas Costeiras.


Oficinas regionais
Visando levar o debate às diferentes regiões do País, o MMA promoveu oficinas regionais para apresentar o texto preliminar do PNA e colher sugestões de representantes governamentais, empresariais, comunidade científica e sociedade civil.


Mais informações
Para mais informações pelo telefone (61) 2028-2621.


Ou por email:  consultapublica.pna@mma.gov.br

Nenhum comentário: