sábado, 14 de novembro de 2015

“Vergonha no Mundo” O Brasil é um dos países com a pior estrutura para o combate à corrupção, avaliação foi feita pela organização não-governamental Transparência Internacional.



Brasil vergonha


O caso foi descrito como “o maior escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil até hoje.” O Brasil é um dos países com a pior estrutura para o combate à corrupção entre os que integram o G20, o grupo das economias mais importantes do planeta. 


A avaliação foi feita pela organização não-governamental Transparência Internacional, que divulgou nesta quinta-feira um relatório sobre como o tema é tratado no mundo.

O levantamento feito pela ONG avaliou dez diferentes itens relacionados ao combate à corrupção. 

Ao fim, dividiu os países em cinco grupos, de acordo com as notas recebidas por eles em cada um desses itens. Nenhum país do G20 foi classificado como “muito fraco” no combate à corrupção. O Brasil ficou entre os considerados fracos, ao lado de Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul e Estados Unidos.


Um nível acima estão as nações com estrutura de combate à corrupção considerada dentro da média: Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia. Argentina, França e Itália têm um arcabouço legal forte para o combate à corrupção, segundo a entidade. Apenas o Reino Unido aparece como sendo muito forte nesses esforços.


Um termômetro da má avaliação internacional sobre a luta contra a corrupção no Brasil está logo na abertura do documento, de 76 páginas: o país é o primeiro a ser citado em todo o relatório da ONG. O escândalo de corrupção na Petrobras foi a razão da menção com destaque. O caso foi descrito como “o maior escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil até hoje.”


Nenhum comentário: