segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DF ganha reforço de 36 radares móveis que medem a velocidade de carros a 500 metros de distância

10/2/2014 R7
Equipamentos devem ajudar a diminuir o número de mortes e acidentes nas principais vias


Gustavo Frasão, do R7
O novo equipamento funciona manualmente ao ser direcionado pelo agente público para o veículo alvo Reprodução / TV Record Brasília
 
A partir desta segunda-feira (10) os motoristas que circulam no Distrito Federal e que têm o costume de reduzir a velocidade apenas perto das pardais poderão ser multados por excesso de velocidade. Isso porque a fiscalização vai contar com o reforço de 36 radares portáteis com mira a laser e que podem medir com exatidão a velocidade dos veículos em uma distância de até 500 metros.

Os equipamentos serão utilizados nas principais vias da capital federal, sempre em pontos estratégicos para flagrar os condutores mais apressados. Detran e PMDF atuarão em conjunto, por meio de um convênio, em todo o Distrito Federal.

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF) anunciou a aquisição de seis destes equipamentos ao custo de R$ 582 mil e desde a primeira semana do ano já os utiliza em várias vias da capital federal. Em junho do ano passado, a PMDF (Polícia Militar do DF) empenhou R$ 2,5 milhões para comprar outros 30 radares, que estão divividos entre a Polícia Rodoviária Militar, Batalhão de Trânsito e unidades operacionais.

O coordenador substituto de trânsito do Detran-DF, Alessandro Porto Valadão, explicou que o novo equipamento, que funciona manualmente ao ser direcionado pelo agente público para o veículo alvo, pode ajudar a diminuir o número de mortes nas vias onde o índice de acidentes e o fluxo de carros são maiores. 

Ele disse que muitos condutores estão acostumados com os pontos onde existem os radares fixos e que agora precisam sempre ficar bem atentos ao limite de velocidade para não serem pegos de surpresa, porque não haverá aviso de onde as equipes de fiscalização estarão.

— Os radares têm mira a laser e a gente pode acompanhar o veículo até a distância necessária para fazer foto e aplicar a multa. É importante esclarecer também que não somos obrigados, por lei, a avisar os condutores dos pardais, mas sim a velocidade da via.

Valadão relatou ainda que essa medida é necessária para que as leis de trânsito sejam mais respeitadas, porque muitos motoristas andam acima da velocidade permitida e apenas reduzem nos pardais. Com estes novos equipamentos em uso, essa prática deve ser, aos poucos,  "coibida".

— Aquele motorista que deixar para diminuir em cima da hora já terá levado multa bem antes. Isso deve criar uma conscientização maior para que os limites de velocidade sejam respeitados em todos os pontos, não apenas onde há pardais.

Os locais onde os novos radares devem ser utilizados são estudados e previamente definidos pela Diretoria de Policiamento e a Gerência de Estatística da autarquia.
 

Nenhum comentário: