Wellington Ramalhoso
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Essas são as semelhanças, até o momento, entre o caso da aeronave da Malaysian Airlines, que partiu da Malásia para a China com 239 pessoas, e uma história ocorrida há 35 anos.
Na noite de 30 de janeiro de 1979, o avião cargueiro Boeing 707 da brasileira Varig partiu do aeroporto de Narita, em Tóquio, rumo a Los Angeles. Fez contato com a base, na capital japonesa, 33 minutos após a decolagem, quando sobrevoava o Oceano Pacífico a 500 km do litoral, mas não realizou a comunicação prevista para meia hora depois.
Acionadas, forças japonesas e norte-americanas realizaram as buscas por meses, mas a aeronave jamais foi encontrada. Trata-se, provavelmente, do maior mistério da aviação brasileira.
O avião cargueiro voava com seis tripulantes: os pilotos Gilberto Araújo da Silva e Erni Peixoto, os oficiais Evans Braga e Antonio Brasileiro da Silva Neto e os engenheiros Nicola Esposito e José Severino de Gusmão Araújo.
Herói
Gilberto Araújo era detentor da Ordem do Mérito Aeronáutico e também fora condecorado na França pela manobra que realizou no subúrbio de Paris, em julho de 1973, quando pilotava outro Boeing 707. O avião se aproximava de seu destino, o aeroporto de Orly. Mas com a aeronave em chamas, o comandante realizou um pouso em uma plantação para evitar um desastre maior.
Avião da Malaysia Airlines desaparece durante voo; entenda
O piloto sofreu ferimentos na cabeça e na coluna, fraturou duas vértebras e o maxilar. Ficou internado por 17 dias em Paris. Só voltou a pilotar em janeiro de 1974.
Em 31 de janeiro de 1979, a manchete que o jornal Folha de S.Paulo estampava em sua capa reconhecia a fama de Araújo: "Piloto herói de Orly desaparece no Pacífico com Boeing da Varig".
"Era um comandante muito experiente. Se não fosse ele [em Orly], poderia ter sido muito pior", afirma o comandante aposentado Zoroastro Ferreira Lima Filho, 83, colega de Araújo nos tempos da Varig.
Obras de arte
Em 1º de fevereiro, a Folha informava que o avião que decolou de Tóquio transportava 53 quadros do artista nipo-brasileiro Manabu Mabe. Avaliadas à época em US$ 1,2 milhão, as obras haviam sido expostas no Japão.
Análises
Além das obras de arte, o avião carregava material eletrônico, aparelhos elétricos, peças para navios, peças para computadores, máquinas de costura, entre outros objetos. A carga pesava 20 toneladas.
Incógnita
De acordo com a reportagem da Folha, uma das hipóteses aventadas era de que o Boeing havia explodido. O mesmo texto informava que a decolagem sofrera um atraso de quase duas horas porque o avião estava em manutenção.
No entanto, nenhum destroço do avião foi encontrado, o que impediu o avanço das investigações e deixou o caso sem conclusões. Mais de um ano depois, a Folha informava em 29 de fevereiro de 1980 que a Varig não tinha a "mínima ideia do que poderia ter ocorrido com o avião".
"Nem a empresa nem as autoridades forneceram detalhes sobre seu desaparecimento, que depois das fracassadas buscas foi esquecido", afirmava o jornal. A nota da Folha também informava que as famílias dos seis tripulantes desaparecidos haviam sido indenizadas.
"É uma incógnita [até hoje]. Ele vinha dando a posição certa e depois sumiu, apagou. Não deu mais notícia", diz o comandante Zoroastro. "Ficamos muito chateados. E não se chegou a conclusão nenhuma".
Notícias relacionadas
-
Aparecido Roberto Martins Martins
Acho que acharemos um novo Triangulo da Bermudas,,( passou ali sumiu ) sem deixar rastro, -
Evana Lima Setúbal
ha muitos mistérios ..nisso tudo ...e se esses aviões foram levados por extras terrestres..e os governantes bem sabem deste assunto e escondem da população! -
crispin2011
acho que neste caso o avião caiu no mar em algum ponto muito profundo e por isso não há sinal de destroços, mas tb acho que certos governos "abafam" muitas coisas que não querem que venha a público, seja para não causar pânico ou por não ser conveniente mesmo, são coisas que simplesmente nunca saberemos. -
A R Bruno
O comandante Gilberto era um profissional muito competente e eu tive o prazer de conhecê-lo, além de ser amigo de seu irmão. Foi um desaparecimento onde não se viu a atenção normal que se daria se o avião não fosse cargueiro. Nossas autoridades esqueceram-se que dentro havia vários tripulantes, que eram seres humanos, tinham suas famílias e amigos que sofreram. Uma lástima a falta de interesse.Eu vi seu irmão também comandante, várias vezes debruçado sobre planilhas de voo, tentando encontrar uma pista que levasse ao avião desaparecido. -
A R Bruno
É por olhar para o lado social de verdade, que não consigo ver nada de positivo em um governo com obras que não se conclui há mais de 10 anos (R S Francisco),cria compra de votos sem investir em profissionalizar os beneficiados, gasta verbas assustadoramente em obras de valor duvidoso e isto sem falar de uma copa de estádios super valorizados e no mensalão fora a infra estrutura desatualizada. Se esse dinheiro todo fosse bem investido, com certeza teríamos um progresso social "nunca antes visto neste país". -
curtindo
Foi o pessoal do PT que escondeu este avião eles conseguem sumir com coisas maior que este avião eles são especialistas inclusivo dou uma dica para muda o nome para PTralhas -
celitomedeiros
Todos os comentaristas podem especular, mas sabemos que no passado jamais procuraram como agora e nem com tanta tecnologia. Os interesses são de outras competências... Mas neste caso do 777, parece não estar em terra e nem em mar, onde estará? Que não seja motivo para 'pedirem ajuda' de fora... Para depois 'dentro' sumirem com muito mais do que poderíamos imaginar! Ajuda ou Traição? -
Jose Garcia
Esse cargueiro foi abatido pelos russos sobre o Pacífico. Acontece que à epoca, um piloto russo desertou e levou para o Japão a cereja do bolo da aeronáutica russa, o mais moderno Mig produzido até então. Como os japoneses, em combinação com os norte americanos, não concordaram em devolver o avião, acertou-se que o mesmo seria desmontado para ser desvendado nos Estados Unidos. Os russos, através do seu serviço de espionagem descobriram que o transporte seria feito pelo cargueiro da Varig e simplesmente o abateram sem deixar vestígios. Por isso é que ele nunca foi encontrado.-
unixu
O interceptador fora devolvido a Russia em containers, pelo Japao. -
perezh
Meu Deus, isso pode virar um filme, será isso mesmo?
-
-
Moninha.quer
Quem sabe o avião não foi abduzido!
-
loco maria
Gente isso é um assunto sério, já estou irritada de tudo levarem para a brincadeira e para a falta de respeito. Cda um pode ter a opinião que quizer .Mas o desreito aqui no Brasil é demais. Não gosto do FHC , mas nunca o desrespeitei,quando Presidente não torcia contra , apesar de não concordar muito com ele, mas tordcia á favor ,pois moro no Brasil,e ele era o presidente do Brasil.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário