'Carnaval vermelho'
Publicado: 1 de março de 2014 às 16:08 Diário do Poder
Movimentos de sem-terra reunidos na Frente Nacional de Lutas (FLN), articulada por José Rainha Júnior, invadiram até uma fazenda doada para a Igreja Católica, neste sábado, 1, durante o “Carnaval vermelho”. A fazenda Vista Alegre, em Marabá Paulista, com cerca de 400 hectares pertencia à família de duas freiras que a doaram à Diocese de Presidente Prudente.
A igreja arrendou as terras para criação de gado e plantio de melancia. De acordo com um dos líderes da Frente, Rubens Germano, a intenção é obter a gleba para assentar famílias. “Terra de Deus é terra do povo”, disse. É a primeira vez que uma área da Igreja Católica é invadida na região com a maior concentração de conflitos fundiários no Estado.
Através da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Igreja tem dado franco apoio aos movimentos de luta pela terra e protagonizado diretamente ações contra o latifúndio. No Pontal, em ocasiões anteriores, a diocese manifestou apoio à liderança de José Rainha, mesmo nas ocasiões em que ele foi preso por crimes ligados à questão agrária. Procurado pela reportagem, o bispo de Presidente Prudente, d. Benedito Gonçalves dos Santos não foi encontrado.
Na tarde deste sábado, a Frente anunciava ter ocupado vinte propriedades rurais nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e Noroeste do Estado, mas a Polícia Militar só tinha informação sobre onze invasões. Entre as áreas tomadas pelos sem-terra estão as fazendas São Luiz e Urupê, do grupo sucroalcooleiro Decasa, em Marabá Paulista.
De acordo com Rainha Júnior, o objetivo é chamar a atenção dos governos estadual e federal para o descaso com a reforma agrária. Um documento com reivindicações foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff.
A Frente é composta por grupos dissidentes do Movimento dos Sem-Terra (MST), como o MST da Base, e sindicatos rurais ligados à Confederação de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).
Comentários
- Mario Fernandes Testoni ·Os primeiros maiores comunistas são eles, mas como todo comuna, só quer repartir o que é dos outros, nunca o seu!! Fumo neles que merecem!!
- Irineu De Liberali ·Mario Fernandes Testoni , detesto qualquer um que de guarida a gente desta qualidade! Pode ser também a favor dos dimenor etc!
- Mario Fernandes Testoni ·Os primeiros maiores comunistas são eles, mas como todo comuna, só quer repartir o que é dos outros, nunca o seu!! A curia é quem mais tem terras improdutivas, desde quando você tem visto padre com enxada na mão?
- José FabricioPois é Roney Rodrigues, comece apoiando a invasão do que você acha que pode ser invadido por não lhe dizer respeito. E quando invadirem as suas terras ou sua residência, não reclame por ninguém lhe ajudar por não dizerem respeito a eles. Começa (e já começou) assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário