domingo, 13 de abril de 2014

Atingiu 12% Sistema Cantareira registra pior índice dos últimos 84 anos


 
Publicado: 12 de abril de 2014 às 18:29

CantareiraO nível do Sistema Cantareira voltou a baixar neste sábado, caindo de 12,2% para 12%, a pior marca dos últimos 84 anos. Há um ano, o volume estava em 63,1%. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Metereologia deve chover na região sudeste já neste final de semana, mas de forma isolada.

O governador do estado, Geraldo Alckmin, não descarta a possibilidade de implanta rodízio como forma de minimizar o impacto dessa escassez no armazenamento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo não cogita tal hipótese.

Para a presidente da empresa, Dilma Pena, com a utilização da reserva técnica (a água que fica em profundidade abaixo do atual nível de bombeamento) e a complementação por meio de outros sistemas como o do Alto Tietê e do Guarapiranga não há risco de desabastecimento. A captação da reserva técnica, também chamada de “volume morto” deve começar no mês que vem.

Na tentativa ainda de equacionar a crise no Sistema Cantareira, o governo paulista ampliou, na semana passada, o leque de consumidores estimulados a reduzir o gasto de água em troca de um bônus de 30% na tarifa no caso de uma queda de 20% no consumo. Na região da Cantareira, a medida já resultou em uma economia de 2 metros cúbicos por segundo.

Nenhum comentário: