As seleções de Brasil e Holanda concorrem pelo terceiro lugar da Copa do Mundo neste sábado (12), às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Conheça razões para ver Brasil x Holanda.
Ressaca. Em casa, os brasileiros buscam um desfecho minimamente honroso no Mundial, logo depois da humilhação na maior derrota da sua história, com goleada de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal.
Imagem positiva. O técnico holandês Louis van Gaal afirmou que uma despedida com dois insucessos criaria uma distorção do que foi a campanha da sua equipe nesta Copa. Por isso, busca um triunfo sobre o Brasil após cair nos pênaltis contra a Argentina.
Desafetos. Felipão e Van Gaal criaram uma rivalidade e não querem perder neste reencontro. Em 1995, eram treinadores de Grêmio e Ajax no Mundial de clubes que terminou com vitória holandesa nos pênaltis. Na abertura desta Copa, o europeu reclamou do pênalti em Fred diante da Croácia. O brasileiro fez a mesma coisa sobre o lance de Robben contra o México nas oitavas de final.
Divertido. Apesar das circunstâncias melancólicas de quem se frustrou à beira da final, as disputas de terceiro lugar de Mundial costumam ser atraentes. Sempre houve gol no tempo regulamentar, e a média é de exatamente quatro por partida. Nove artilheiros de Copas se despediram marcando nesse tipo de decisão. Em 2002, o turco Hakan Sukur fez o gol mais rápido da história da competição, aos 11 segundos, diante da anfitriã Coreia do Sul.
Tira-teima. Essas duas seleções se enfrentaram quatro vezes em Mundiais. Cada uma comemorou duas vezes. Em 1994, o Brasil venceu por 3 a 2 nas quartas de final. Em 1998, nos pênaltis, nas semifinais. Em 1974, a Holanda ganhou por 2 a 0 na fase semifinal de grupos. Na última Copa, em 2010, por 2 a 1, de virada. Seis holandeses e três brasileiros que atuaram naquele confronto podem jogar neste sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário