segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Imprensa estrangeira repercute resultado do 1º turno no Brasil


ELEIÇÕES 2014


Espanhol 'El País' fala de retomada 'chocante' de Aécio Neves.
Britânico 'The Guardian' diz que Dilma Rousseff 'ganhou o primeiro round'.

Do G1, em São Paulo
Reprodução de tela do NYT com notícia sobre eleições no Brasil 2014 (Foto: Reprodução/G1)Reprodução de tela do NYT com notícia sobre eleições no Brasil (Foto: Reprodução/G1)
Os jornais do exterior deram destaque ao resultado da primeira rodada das eleições presidenciais no Brasil. A disputa no segundo turno entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foi notícia nas versões on-line de veículos como o espanhol “El País”, o americano “New York Times” e o britânico “The Guardian”.
Com 99% das urnas apuradas neste domingo (5), Dilma tem 41,59% dos votos no primeiro turno, seguida por Aécio com 33,55% e Marina Silva (PSB), que ficou em terceiro e saiu da disputa, com 21,32% dos votos.
O “El País” chamou a ex-ministra de “a grande derrotada deste primeiro turno”. “Marina Silva [...], que flertava com o triunfo há umas semanas, segundo as pesquisas, acabou despencando em uma queda inusitada.” Ao mesmo tempo, o jornal espanhol qualificou a retomada de Aécio de “inesperada e chocante”, lembrando que o tucano tinha 14% das intenções de voto nas pesquisas no início de setembro.
Reprodução de tela com manchete do El País sobre as eleições no Brasil (Foto: Reprodução/G1)Manchete do El País sobre as eleições no Brasil
(Foto: Reprodução/G1)
“A autêntica montanha-russa das pesquisas que sobem e baixam, simplesmente, são um reflexo de uma campanha imprevisível e hipnótica, marcada por um acidente aéreo que revolucionou tudo. No primeiro turno, os brasileiros decidiram, sobretudo, quem é o primeiro perdedor”, analisou o jornal, lembrando o acidente com Eduardo Campos (PSB), que levou Marina a se tornar candidata pela legenda.
O “New York Times” afirmou que a subida de Aécio representa “o desencanto entre muitos eleitores com esquerdistas do Partido dos Trabalhadores”, que pretende “permanecer no poder em meio a críticas sobre a economia lenta e um tremendo escândalo na indústria de petróleo do país”.
O jornal americano afirma que a ênfase de Dilma em proteger “os ganhos no padrão de vida” dos brasileiros ajudou a fortalecer a campanha da petista nos últimos meses. “Muitos eleitores expressaram preocupação de que os rivais poderiam desmontar a rede de programas de combate à pobreza que começou pelo Partido dos Trabalhadores, e essa preocupação eclipsou o ressentimento sobre a corrupção”, analisa NYT.
O periódico destacou que a eleição brasileira foi “acompanhada de perto por toda a América Latina” pelo apoio dado por Dilma a aliados de esquerda na Venezuela e em Cuba, e também pelo mercado financeiro, pois “grandes investidores manifestaram ansiedade sobre algumas políticas de Dilma, que expandiram a influência de grandes empresas estatais na economia”.
Sob o título “Eleições no Brasil: Dilma Rousseff vence o primeiro round”, o inglês “The Guardian” afirmou que a petista “montou o sucesso de seu programa de redistribuição de renda para sair por cima no primeiro turno” das eleições neste domingo. O jornal também destaca a recuperação de Aécio na reta final da disputa e o sobre-e-desce das pesquisas eleitorais durante a campanha presidencial.
“A batalha esquerda-direita entre os dois maiores partidos do país é uma decepção para aqueles que esperavam pela mudança na forma da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que liderou as pesquisas em um cenário, mas desapareceu em um distante terceiro lugar”, avalia o “Guardian”, lembrando que Marina ficou na mesma colocação quando concorreu à Presidência em 2010.

Nenhum comentário: