sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Rollemberg lidera no DF; Agnelo e Frejat acirram disputa por 2º lugar







Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2) mostra disputa acirrada entre os candidatos Agnelo Queiroz (PT) e Jofran Frejat (PR) para enfrentarem Rodrigo Rollemberg (PSB) no segundo turno ao governo do Distrito Federal.

Frejat e Agnelo, que disputa a reeleição, estão empatados tecnicamente com 23% e 21% das intenções de votos, enquanto Rollemberg lidera a disputa com 39%.

O candidato do PSB assumiu a primeira colocação desde que o ex-governador José Roberto Arruda (PR) retirou sua candidatura, barrado pela Lei da Ficha Limpa. Frejat tem o apoio de Arruda, que lançou a mulher, Flávia, como vice na chapa encabeçada pelo PR.

Editoria de Arte/Folhapress
O candidato Luiz Pitman (PSDB) tem 4% dos votos e Toninho (PSOL) alcançou 3%. Perci Marrara (PCO) não atingiu 1%. Os votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos, 5%.


Rollemberg se manteve estável em relação à última pesquisa Datafolha, realizada no final de setembro, em que apareceu com 35% das intenções de votos. Agnelo caiu um ponto percentual e Frejat cresceu quatro pontos percentuais, pois tinha 19% no levantamento anterior –enquanto Agnelo tinha 22%.


Barrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador decidiu sair da corrida eleitoral após enfrentar derrotas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Arruda liderava as pesquisas de intenção de voto no DF, apesar de ter sido condenado duas vezes pelo escândalo conhecido como "mensalão do DEM".

Na última pesquisa Datafolha, feita antes de ele retirar sua candidatura, o ex-governador aparecia com 37% dos votos, seguido pelo atual titular, Agnelo Queiroz (PT), com 19% e Rollemberg (PSB), 18%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro, com margem de confiança de 95%. Foram realizadas 1.199 entrevistas, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números: DF-00063/2014 e BR-00933/2014.

REJEIÇÃO
O atual governador tem o maior índice de rejeição entre o eleitorado do DF: 51% afirmam não votar em Agnelo. Líder na pesquisa, Rollemberg é o candidato com o menor índice de rejeição: 12%.

O candidato do PR é rejeitado por 26%, Luiz Pitiman e Toninho do PSOL são rejeitados por 23% e 21% dos eleitores, e Perci Marrara por 21%.

A pesquisa ainda mostra que a avaliação do governo Agnelo se manteve estável com 39% dos eleitores que consideram a gestão do petista ruim ou péssima. Outros 36% avaliam como regular e 23% como ótimo ou bom.

SEGUNDO TURNO
O Datafolha fez três simulações para o segundo turno e Rollemberg lidera a disputa nas duas em que aparece como candidato. Com Agnelo como adversário, Rollemberg teria 65% das intenções de voto, contra 25% do atual governador. Votariam em branco ou nulo 7% e indecisos somam 4%.

Em outro cenário, numa disputa entre Rollemberg e Frejat, o pessebista também aparece liderando, com 56% contra 30% para o candidato do PR. Votos brancos e nulos somaram 9% e indecisos, 4%.
No cenário com Agnelo e Frejat na disputa, o candidato do PR venceria com 51% dos votos contra 35% recebidos pelo atual governador. Os brancos e nulos somam 10% os indecisos, 4%.

A pesquisa ainda mostra que 55% dos entrevistados fizeram menções corretas aos números dos candidatos ao governo do DF, enquanto 40% não sabem o número daquele em quem pretendem votar.
Outros 3% fizeram menções incorretas aos números e 2% responderam não saber como anular o seu voto.

SENADO
Na disputa pela vaga no Senado Federal, o deputado Reguffe (PDT) manteve a liderança com 41% dos votos. No último Datafolha, o candidato do PDT tinha 42% dos votos.

O candidato Magela (PT) tem 19% –antes, somava 20% dos eleitores. Em seguida aparece Gim Argello (PTB) com 14%. Os demais candidatos somaram 4% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos 15%.
Pesquisa Datafolha
Rollemberg tem 39%; Frejat, 23% e Agnelo 21%
Datafolha mostra Rollemberg nadando de braçadas na corrida pelo GDF
Publicado: 2 de outubro de 2014 às 20:15

Agnelo Queiroz
Agnelo já vai dando adeus ao Palácio do Buriti

Brasília - O candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, ampliou a vantagem que tinha na corrida eleitoral, conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 2. No primeiro turno, em relação ao levantamento da semana passada, Rollemberg subiu de 35% para 39% das intenções de voto. O candidato do PR, Jofran Frejat, subiu de 19% para 23%, e o candidato à reeleição, o petista Agnelo Queiroz, oscilou de 22% para 21%.

Como a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, Frejat e Agnelo estão tecnicamente empatados. Esta é a segunda pesquisa Datafolha desde que Frejat sucedeu José Roberto Arruda, que liderava todas as pesquisas de intenção de voto, mas renunciou à candidatura após ser barrado pela Justiça Eleitoral na Lei da Ficha Limpa.

A sondagem ainda apontou o candidato do PSDB, Luiz Pitiman com 4%; Toninho do PSOL com 3%; Perci Marrara (PCO) com 0%; brancos e nulos, 4%; e eleitores que não souberam ou não responderam, 5%.

Segundo turno
Numa eventual disputa entre Rollemberg e Frejat, o candidato do PSB venceria por 56% a 30%. Outros 9% votariam branco ou nulo e 4% não souberam ou não opinaram. Na semana passada, a vantagem de Rollemberg era de 54% a 26%.

Num eventual cenário entre Rollemberg e Agnelo, no segundo turno, o candidato do PSB venceria por 65% a 25%. Outros 7% votariam em branco ou nulo e 4% não souberam ou não opinaram. Na pesquisa anterior, a dianteira de Rollemberg era de 58% a 25%. No confronto entre Frejat e Agnelo, o candidato do PR teria 51% e o governador, 35%. Outros 10% votariam branco ou nulo e outros 4% não souberam ou não opinaram. Na sondagem passada, Frejat teria 46% e Agnelo, 34%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, com entrevistas de 1.199 eleitores em todo o Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número DF-00063/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-000933/2014. (Ricardo Brito/Agência Estado)

Nenhum comentário: