quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O medo invade a rotina dos comerciantes de Taguatinga




Nos últimos dias, pelo menos três lojas foram alvo de criminosos na Avenida Comercial

luis.nova@jornaldebrasilia.com.br


A insegurança tem sido motivo de preocupação para os comerciantes da Avenida Comercial de Taguatinga. Nos últimos dias, pelo menos três lojas foram alvo da ação de criminosos.


A última vítima foi uma  loja de roupas importadas, arrombada por três ladrões. Surpreendidos com a presença proprietário, que reagiu ao assalto, um dos assaltantes acabou preso e os outros dois conseguiram fugir. O prejuízo foi de quase R$ 30 mil.


De acordo com a polícia, ao serem flagrados pelo dono do estabelecimento, os criminosos tentaram atacá-lo, mas a vítima teria se defendido com um pedaço de madeira. A Polícia Militar chegou ao local e prendeu em flagrante um homem, identificado como Pablo de França Monteiro, 20 anos. Até o fechamento desta edição, o restante do grupo continuava foragido. A 21ª DP (Taguatinga Sul) investiga o caso.

“Quando eu cheguei, a bagunça estava feita. Eles (criminosos) se assustaram comigo e eu com eles”, narra o proprietário do estabelecimento, que preferiu não se identificar. Ele  desabafa: a violência está presente na rotina da região. “É comum o roubo aqui, o que muda é a hora do crime”, relata.
 O comerciante destaca que investiu em equipamentos de segurança na tentativa de diminuir as chances de assalto. Somente neste ano, sua loja foi arrombada três vezes.

De acordo com o comerciante, alguns fatores contribuem diretamente para o aumento da violência na região. “Não tem iluminação,   polícia e segurança. Tive que colocar   sistema de filmagem e grades, que prejudicam a estética da fachada. No comércio sempre tem algo, é raro não ter crime aqui”, lamenta.


Outros casos
A poucos metros da loja de roupas importadas, um restaurante também foi assaltado no último sábado. De acordo com o proprietário Luciano Paiva, 35, além dos danos patrimoniais, o negócio vem perdendo muitos clientes  por conta do medo em frequentar o local. “Uma vez, uma moça que comia aqui foi assaltada na porta da loja”, conta.


“Os funcionários do restaurante têm medo de ir até a parada de ônibus e serem assaltados. Por causa da violência na região, eu estou aumentando a segurança. Coloquei portas mais resistentes, alarmes e circuito fechado de TV”, afirma.
Adolescentes arrombam joalheria
 
 
No início desta semana, uma joalheria em Taguatinga foi arrombada por três menores de idade. Eles não conseguiram concluir a ação, pois o segurança conseguiu acionar a polícia. O trio foi apreendido e encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
 
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que o policiamento na região vem sendo intensificado em razão das festas de fim de ano. “Houve também um aumento do efetivo proporcionado pela formação de novos policiais.
 
 
 
Diversos crimes estão sendo evitados pelas rondas e abordagens que são feitas durante os patrulhamentos, bem como armas e drogas são apreendidas e vários criminosos estão presos”, esclarece. De acordo com a corporação, a legislação brasileira é muito branda e não condiz com a realidade. “A reincidência criminal chega a 80% dos detidos”, conclui.
 
Estatísticas
 
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no DF 1.937 casos de arrombamentos ao comércio, uma média de sete casos por dia. No mesmo período, ocorreram 3.249 assaltos a estabelecimentos comerciais. No mesmo período do ano passado, foram 2.037 casos de furtos  e 3.249 de assaltos.
 
Em Taguatinga, de janeiro a setembro deste ano, o quantitativo de furtos contra o comércio foi de 404 casos, contra 462 em 2013. O número de assaltos foi de 143. Os dados são da Secretaria de Segurança.
 
 
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: