quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cuba e EUA – Bloqueio só fornece munição ideológica ao Coma Andante e ao Anão Tarado

17/12/2014
às 15:20


Em que o chamado “bloqueio” dos EUA a Cuba enfraquece o regime dos Irmãos Castro? Em nada. Na verdade, fortalece porque lhe dá munição retórica para afirmar que as dificuldades econômicas da ilha decorrem desse bloqueio, não do modelo econômico, se assim se pode chamar, vigente na ilha. Acaba criando algumas dificuldades adicionais para a população — poucas — sem qualquer ganho político.


De todo modo, acho que a normalização das relações com Cuba não pode depender exclusivamente da troca de prisioneiros. Os EUA precisam tentar tirar algumas concessões a mais do regime. Quais? A ver. Sempre que o governo Obama negocia alguma coisa, ligo o desconfiômetro. A política externa dos EUA, sob Obama, é uma das mais incompetentes da história. O homem veio para que Jimmy Carter passasse da condição de pateta a grande estrategista, se é que entendem a piada.


Caso se tomem as medidas que estão em estudo — abertura de respectivas embaixadas, menos restrições para a exportação de equipamentos, mais liberalidade para a transferência de recursos —, ainda não se pode falar no fim do bloqueio, não estará caracterizada a plena normalização das relações, mas terá havido uma mudança substancial.


De resto, sejamos lógicos: quanto mais cubanos e americanos puderem manter relações de proximidade, melhor para os… cubanos, não é mesmo? Não há como os valores cubanos contaminarem os americanos, mas o contrário é possível.


A diminuição das restrições fará bem ao povo cubano. A manutenção do bloqueio só serve de munição ideológica ao Coma Andante e ao Anão Tarado.


Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: