quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

AUDITORIA DO TCU REVELA ENVOLVIMENTO DE GRAÇA FOSTER COM GASODUTOS


GASODUTO GASENE 
FOSTER ENVOLVIDA EM CONSTRUÇÃO SUPERFATURADA 
AUDITORIA DO TCU REVELA ENVOLVIMENTO DE GRAÇA FOSTER COM GASODUTOS
Publicado: 7 de janeiro de 2015 às 17:57 - Atualizado às 20:00 
Foto: Tomaz Silva/ ABr
Foster teria submetido os demais diretores para que a empresa chinesa Sinopec fosse contratada Foto: Tomaz Silva/ ABr
De acordo com auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU), Graça Foster, presidente da Petrobras, atuou diretamente na implementação da rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste. A construção teve superfaturamento de mais de 1.800% em um dos seus principais trechos. As informações são da reportagem do jornal O Globo.
Em 2007, Graça Foster, na época diretora de Gás e Energia, teria encaminhado para a diretoria executiva a proposta de parcerias para a Transportadora Gasene. No documento assinado por Foster, constam duas informações que demonstram que a empresa era de fato, comandada pela Petrobras. Nas páginas 4 e 5, explica-se que a companhia agia “em nome e por conta da Transportadora Gasene”. Nas duas últimas páginas, é proposta a emissão de três cartas de atividade permitida à gestão da transportadora. Essa foi a forma adotada pela estatal para comandar o negócio.
Foster teria submetido os demais diretores para que a empresa chinesa Sinopec fosse contratada para a construção do maior trecho do gasoduto, entre Cacimbas (ES) e Catu (BA).
As cartas traziam instruções para o presidente da Gasene, Antonio Carlos Pinto de Azevedo,  assinar contratos com a Sinopec no valor de R$ 1,9 bilhão, tanto para gerenciar o projeto como para assinar o contrato de repasse junto ao BNDES no valor de US$ 750 milhões, montante vindo da parceria com o banco chinês.
A Sociedade de Propósito Específico (SPE) foi criada para gerir o negócio. A Petrobras comandava diretamente todas as ações, por meio de uma comissão integrada por gerentes da estatal. Por meio de nota a Petrobras negou qualquer ligação societária com a SPE.
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/foster-envolvida-na-construcao-de-gasoduto-superfaturado/

Nenhum comentário: