quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Novo ministro da Fazenda sinaliza aumento de impostos


joaquim-levy-ministro-da-fazenda
Joaquim Levy não perdeu tempo e logo ao assumir o Ministério da Fazenda já criticou duramente a política econômica adotada pelo ex-ministro Guido Mantega e também anunciou que suas primeiras medidas como ministro deverão incluir o aumento de impostos.


“Possíveis ajustes em alguns tributos serão também considerados”, disse Levy ainda em seu discurso de posse, ocorrida na primeira segunda-feira do ano.
Integrantes da área econômica sinalizaram que a contribuição sobre combustíveis, que chegou a ser zerada em 2012 para conter o avanço de preços, será elevada de forma irrestrita.


“Não podemos procurar atalhos e benefícios que impliquem redução acentuada da tributação para alguns segmentos, por mais atraente que elas possam ser, sem considerar seus efeitos na solvência do Estado”, disse Levy, em clara referência às práticas da antiga equipe econômica do governo. E completou: “Essa seria a fórmula para baixo crescimento econômico endêmico”.


Segundo o ministro, a possibilidade de descontos nas dívidas dos Estados e municípios com a União também não deverão acontecer. Apesar da declaração, Levy preferiu não entrar em detalhes.

Nenhum comentário: