sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mendigos profissionais posam de vitimas (tá na moda, né?) e se espalham pela cidade.



Invasão de moradores de rua dentro do HRT

Em meio à crise na Saúde, sem-teto ocupam ponto de táxi da área hospitalar. Pacientes reclamam

luis.nova@jornaldebrasilia.com.br



Os pacientes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) enfrentam uma série de transtornos a cada dia. Se já não bastasse a crise na saúde e as condições precárias de atendimento,  eles também reclamam da presença de moradores de rua dentro da área hospitalar. A reportagem do Jornal de Brasília esteve ali e se deparou com a ala de emergência da unidade, onde fica um ponto de táxi, sendo usada como moradia.


Em meio ao clima de vulnerabilidade, José Vilberto, 50 anos, relata que leva e busca a esposa, que trabalha no HRT, todos os dias. “A saúde está precária e, como se não fosse suficiente, está cheio de moradores de rua aqui. Eles usam droga e, muitas vezes, abordam as pessoas”, conta.


Um dos moradores de rua, que se identificou como Demis, cantou um trecho de uma música da banda Legião Urbana, quando questionado sobre a presença no espaço: “Eu moro na rua, não tenho ninguém. Eu moro em qualquer lugar”.


“Vivo e peço aqui. O chão é meu e é seu, fico onde quero”, afirmou.
Outra habitante do espaço, que se identificou como Dayana, alega que foi abandonada pelo Estado. “Falta ajuda do governo. As pessoas dali (ponto de táxi) não têm moradia e não têm condições”, afirma.



 Insegurança

Os comerciantes dos quiosques nos arredores do hospital  criticam a presença dos moradores de rua e ressaltam que a clientela diminui cada vez mais. “Eu me sinto constrangida. Os clientes reclamam. Aqui sempre foi assim. Tem briga quase todos os dias e todos ficam preocupados. Eles pedem comida, se a gente não der, eles ficam bravos”, desabafa a comerciante, que preferiu não se identificar.



Uma enfermeira do HRT, que também não quis revelar a identidades, garante que a presença dos pedintes já faz parte da rotina de funcionários e pacientes do hospital. Segundo ela, a sensação é de medo. “Nos sentimos ameaçados. Ainda mais sem os vigilantes. Saímos do trabalho sem crachá e jaleco. Eles nos xingam todos os dias. Tentamos sair como pacientes para não acontecer nada”, desabafa.



Atendimento segue precário na unidade
 
Além dos problemas relacionados à segurança, os pacientes também reclamam da falta de atendimento. “Ontem, tive que ir à sala da médica para que ela atendesse a minha cunhada, que está doente. Os animais têm mais direitos do que as pessoas”, critica a comerciante Edilamar de Souza, 43 anos.
 
A Secretaria de Saúde assumiu o problema da presença dos moradores de rua no estacionamento do hospital. “A direção do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) informa que a  questão  é um problema social antigo. Eles estão abrigados atrás do ponto de táxi, que fica dentro do estacionamento público do HRT”, afirma.
 
 
A pasta informou que fará um relatório e o passará para a secretaria competente. “Foi encaminhado um documento para a Secretaria de Desenvolvimento  Humano e Social (Sedhs), solicitando orientações quanto à política de atenção à população de rua e auxílio para realizar as ações necessárias para a solução do problema”, garante.
 
 
A secretaria destaca que não existe possibilidade de resolver o problema de maneira emergencial. “Por se tratar de área pública, não tem como a Polícia Militar, nem mesmo os servidores da Saúde, retirarem esses moradores”, aponta.
 
A Sedhs, por sua vez, garantiu que “a pasta não realiza retirada compulsória de pessoas em situação de rua dos espaços públicos. Durante as abordagens e atendimento são ofertados acolhimento e outros serviços”, esclareceu o órgão. “O fenômeno população de rua vincula-se à estrutura da sociedade capitalista(!!!) e possui uma multiplicidade de fatores”, completa a pasta.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Comentário


Oxe

Sou humanista, mas com tanta vaga de emprego aberta por aí, esses mendigos profissionais são parasitas. Dormem o dia todo, fazem da rua banheiro, usam crianças, se drogam e molestam pedestres e motoristas. O jeito com esses desocupados é dar um passafora bem dado e tirar as crianças deles.

Nenhum comentário: