domingo, 25 de outubro de 2015

Governismo e oficialismo

Na Venezuela, chamam de "oficialismo" o que no Brasil chamamos de "governismo". A situação por lá é bem mais grave. Mas as palavras de Capriles soam um alerta aos brasileiros ainda acomodados com a atual crise. Ao comentar as eleições marcadas para dezembro, o opositor venezuelano descreveu uma situação que em alguns pontos lembra a nossa:


"Não há igualdade de condições, os recursos do Estado, rádio e TV, são usados descaradamente pelo governo. São programas pagos com o dinheiro dos contribuintes e que servem para fazer publicidade. O oficialismo usa os bens públicos para azeitar a máquina de propaganda eleitoral. O processo é viciado. Esse é o delito cometido pelo oficialismo. A lei é clara: não se podem usar recursos públicos na campanha. Mas quem deveria arbitrar não é árbitro, é uma parte interessada. Por isso o processo eleitoral está sempre viciado."


Há alguma esperança na Venezuela? Sim. Assim como no Brasil, a oposição lidera a maior parte das pesquisas com folga. O problema é que Nicolás Maduro ameaça melar a vitória dos adversários.

Nenhum comentário: