sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Juiz manda fechar batalhão prisional onde colega foi agredida durante vistoria




01/10/2015 20h08
  • Rio de Janeiro
Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil
 
 
O juiz Eduardo Oberg, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), determinou o fechamento do Batalhão Especial Prisional (BEP), no Rio de Janeiro, após detentos agredirem a juíza Daniela Assumpção durante uma vistoria à unidade.


Em sua decisão, o magistrado mandou que todos os 221 policiais militares presos no batalhão sejam transferidos para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, em um prazo de 72 horas. "O que ocorreu hoje demonstra que o BEP não tem condições de garantir a segurança de funcionários e juízes", disse o juiz.
Daniela Assumpção teve a blusa rasgada por detentos na tarde de hoje ao tentar entrar em uma das galerias do BEP. A juíza foi obrigada a deixar o local, mas retornou com a segurança do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope).


A Polícia Militar informou, por meio de nota, que a agressão ocorreu durante uma revista de presos. "A juíza da Vara de Execução Penais foi à unidade prisional da PM, nesta quinta-feira. Durante a revista de presos ocorreu um desentendimento entre a juíza, alguns detentos e a escolta dela. Policiais da Corregedoria Interna da PM foram acionados para conter o tumulto. As revistas foram concluídas e a Corregedoria abriu uma sindicância para identificar os agressores e circunstâncias do fato."


Em agosto, a juíza Daniela Barbosa determinou uma ficalização no Batalhão Especial Prisional que resultou na retirada de camas de casal, geladeiras, entre outros ítens encontrados nas celas.

*Ampliada às 20h08 para acréscimo de informação


Edição: Aécio Amado

Nenhum comentário: