terça-feira, 30 de setembro de 2014

Candidato ao Planalto diz que prefere perder votos a apoiar homossexuais





Homofobia
Levy Fidelix causa perplexidade com declarações em debate

Publicado: 29 de setembro de 2014 às 11:11 - Atualizado às 12:02

Levi Fidelix
Levi Fidelix participou do Debate entre presidenciáveis da Record na noite de ontem

O candidato Levy Fidelix (PRTB) causou surpresa e perplexidade ao responder uma pergunta sobre violência contra homossexuais, durante o debate entre presidenciáveis promovido pela TV Record, na noite desse domingo, 28. Com declarações irônicas e enfáticas, o candidato disse que nunca viu procriação entre pessoas do mesmo sexo e que prefere perder votos a apoiar homossexuais. As falas causaram risos e manifestações de indignação da plateia. Internautas também reagiram às declarações nas redes sociais.

Após ouvir a pergunta da candidata Luciana Genro (PSOL), Levy afirmou: “Jogo pesado esse aí agora. Nesse, jamais eu poderia entrar”. “Aparelho excretor não reproduz”, afirmou, repetindo literalmente expressões do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), meses atrás. causando indignação em alguns integrantes da plateia. “Como é que pode um pai de família, um avô, ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos”, disse ainda o candidato.

Líderes petistas riram algumas vezes, mas também reagiram com surpresa. “Como é possível uma coisa dessas?”, perguntou um petista. Também houve risos entre os aliados de Marina, mas entre críticas e manifestações de indignação. “Que tristeza esse nível”, disse uma integrante da equipe do PSB.

“O pior que a maioria do eleitorado pensa assim” replicou outra pessoa do partido.

Durante a resposta, Levy defendeu o enfrentamento a “essas minorias”: “Vamos ter coragem, somos maioria, vamos enfrentar essas minorias”. “Instrua seu filho, instrua seu neto”, pediu o candidato ao público.

Fidelix tentou “ilustrar” sua opinião citando o caso do ex-arcebispo polonês Jozef Wesolowski, preso pelo Vaticano acusado de pedofilia. “Eu vi agora o Vaticano expurgar um pedófilo”, afirmou, sem citar o nome do religioso. Luciana respondeu que defende todas as famílias e o que importa é que as pessoas se amem. “Vamos enfrentar essa minoria, vamos ter coragem. Esses, que tem esses problemas, que sejam atendidos por planos psicológicos e afetivos, mas bem longe da gente”, retrucou na tréplica, sem especificar se falava de homossexuais ou pedófilos.

Reações. Após o debate, em seu perfil no Facebook, Luciana Genro classificou como absurdas as declarações de Levy. “Mais do que nunca é necessária a criminalização da homofobia. O discurso de ódio não deve ter voz.” Pelo Twitter, Eduardo Jorge defendeu o combate à homofobia. “Hoje vocês viram o quanto é necessário uma legislação que criminalize a homo/lesbo/transfobia, equiparando-as aos crimes de racismo, né?”, escreveu.

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), candidato à reeleição e defensor da causa gay no Congresso, também manifestou repúdio: “ Vou avaliar se é possível representar contra Levy Fidélix por sua ofensa a uma coletividade e por estimular a violência contra esta.”

Nas redes sociais, internautas manifestaram surpresa e outros disseram que as falas de Levy refletem “o que muita gente pensa”. Usuários do Twitter registraram o silêncio dos demais candidatos sobre o episódio durante o debate. (Carla Araújo, Ana Fernandes e Daniel Galvao/AE)

Comentario

 Maria Antonia
Temos mesmo de instruir nossos filhos, de instruir nossos netos sobre o que é normal e o que não é...




  • Luiz Oliveira ·
    É mentira do Levi! O Jean Willis, aquele deputado que "senta" na graxa diz que vai conseguir esta proeza, contrariando a ciência. Vamos aguardar.
    • Eduardo Amaral
      E onde foi que a ciência provou que homossexualidade é um doença psicológica? Cite a fonte se possível. Como pode tantas pessoas que se dizem cristãs, não seguirem o conselho do seu guru espiritual, que dizia: amai ao próximo como a ti mesmo. Ou vocês gostariam de serem tratados como lixo?
    • Ivanir Machado · 
      Não entendo o que esse Jean Willis está fazendo no meio político..O lugar dele é no calçadão; só porque participou do BBB, não ajuda em nada na evolução do paíz e os brasileiros pagando o alto salário pra ele. FORA JEAN; FORA DILMA DE JOSÉ DIRCEU.
    • Eduardo Amaral
      Ivanir Machado Realmente, na evolução do PAÍZ (com z) é difícil ele ajudar. Aí seria mais indicado um(a) professor(a) de língua portuguesa.
  • Izaias Ferreira Silva ·
    Todos temos que respeitar a familia natural e preseva-la, agora cada um faca de sua vida sexual o que quiser, foi isso que o candidato falou.
    CONCORDO COM ELE. 
     

    • Mario Fernandes Testoni ·
      Isso mesmo Izaias Ferreira Silva! Respeitar é correto e necessário, já aceitar ninguém é obrigado a aceitar nada, muito menos se a questão fere seus princípios morais!!
    • Marco Antonio Soares ·
      Mario Fernandes Testoni Não aceitar é diferente de segregar. Ele propõs segregação como se fossem párias sociais. Um discurso nazista.
  • Marcos Pereira · 
    as pessoas tem que dizer o que pensam , é um direito do candidato mostra o outro lado da moeda!
    • Eduardo Amaral
      Falar o que se pensa nada tem a ver com incitar o ódio ou a violência. Imagine se os evangélicos fossem minoria e a maioria dissesse que é necessário "eliminar" essa minoria. E onde está o deus de amor ao próximo nesse discurso?
    • Mario Fernandes Testoni ·
      Pare e pense um pouco! Esta confundindo capitão de fragata com cafetão de gravata meu caro! Eduardo Amaral
  • Amyr Feitosa
    Aparelho excretor reproduz sim, como é que são gerados tantos políticos ladrões neste país?
  • Francisco Machado · 
    A liberdade de expressão do pensamento ainda é uma garantia constitucional em nosso país.
  • Lucio Flavio Gonçalves ·
    Engraçado ne,quando uma pessoa fala o que a maioria do povo brasileiro em peso pensa,ficam escandalizados. quem fica escandalizados é nos que não aceitamos esta viadagem descarada,isto sim eu chamo de hipocrisia,querem que aceitemos como normal o anormal. cada um que faça o que quizer com sua vida,agora querer nos forçar a achar que fazer sexo pelo orgão excretor é normal é o fim da picada,isto é muito é nojento,esta é a verdade nua e crua.
  • Gil Santos · 
    Aparelho excretor reproduz sim, como é que são gerados tantos petralhas corruptos no brasil ja nao aguento mais trabalhar e pagar tantos impostos para manter essa quadrilha no poder, vejam assaltaram um comite de campanha do pt e la tinha 50,000,00 ,rais isso que nao revistaram as cuecas e calcinhas , deve ser dinheiro do petrolao ,
    • Luiz Oliveira ·
      Gil, você matou a pau! desculpe o trocadilho ridículo
  • Luiz Sergio Farias · 
    Enquanto isto milhares de brasileiros morrem de fome diariamente, não tem escola, não tem hospital e se perde tempo com um besteirol deste. Será que um dia vão se preocupar com esta banda esquecida do Brasil real? E ficam discutindo um besteirol deste.
  • Ney S. Monteiro ·
    Respeito os homos e transexuais porque isso não é uma questão de escolha.
    Não sabemos exatamente o que leva essas pessoas a essa condição, mas certamente foi uma imposição da natureza.
    A eles cabe apenas seguir os ditames de sua própria natureza.
    Ataques a pessoas por conta de sua cor, religião ou orientação sexual devem ser condenados, porém não se deve fazer dessa condenação uma bandeira "ideológica".

    Não importa quem foi atacado, agressão é crime e como tal deve ser julgado.
  • Quem mais comentou · Campinas
    Parece que os homoafetivos tem preconceito contra dar o cu! por que esse alarido todo? ele não falou para atacar, bater, assassinar, etc os homoafetivos. Creio que os homoafetivos não deveriam ter vergonha de gostar de penetrar um cu ou ter o próprio cu penetrado. Onde está o problema? o cu é livre!

Nenhum comentário: