domingo, 30 de novembro de 2014

"Buy Nothing day" mobiliza países do mundo todo contra consumo excessivo

Diga NÃO às compras

 - Planeta Sustentável - 27/11/2014


Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. E tudo o que pode ser comprado com ele. A lógica do consumo que move a sociedade atual resultou numa sensação eterna de insatisfação e em um grande problema para o meio ambiente. A Terra está entrando em colapso. Atualmente 20% da população mundial consome 80% dos recursos naturais do planeta.

Para protestar contra este consumo insano, a organização canadense Adbusters criou em 1989 o Buy Nothing Day. O desafio era ficar 24 horas sem comprar nada.

Rapidamente, o movimento tomou uma dimensão internacional e há mais de 20 anos, ele é celebrado em diversos países em novembro, como uma maneira de protestar também contra a Black Friday, promovida pelas lojas de varejo.

Este ano, o Buy Nothing Day acontecerá na sexta, 28/11, nos Estados Unidos, e no sábado, 29/11, nos demais países, caso do Brasil.

Nesta data, a organização da iniciativa lembra o quanto as pessoas podem aproveitar a vida sem depender de dinheiro. Sem comprar. Procure na sua cidade eventos gratuitos, leve as crianças para espaços públicos e parques e reúna amigos e família. São estes momentos de alegria e celebração que realmente fazem a vida valer a pena e estarão guardados para sempre na memória.

E não esqueça, na terça, 02/12, será o #DiaDeDoar. O dia da generosidade, de fazer o bem ao outro, de se engajar em outra campanha mundial, desta vez, em prol do ato da doação.

Se você quer saber mais sobre o Buy Nothing Day, assista ao video abaixo, em inglês, que explica porque aderir ao movimento (para ver legendas em inglês clique em cc):

Nenhum comentário: