domingo, 30 de novembro de 2014

Estão brincando com a saude da gente!! Ou secam os rios ou contaminam a agua!!!Lixão ameaça reservatório que fornece 65% da água consumida no DF

 Risco de contaminação do lençol freático em Águas Lindas deixa sob risco o reservatório responsável por 65% do abastecimento de água da capital federal. Legislativos local e federal questionam autoridades do setor
 
29/11/2014 10:13 Correio Braziliense
A Barragem do Descoberto fica na divisa entre o Distrito Federal e Goiás: suspeita de contaminação (Bruno Peres/CB/D.A Press - 22/1/13 )
A Barragem do Descoberto fica na divisa entre o Distrito Federal e Goiás: suspeita de contaminação


A possibilidade de o reservatório da Barragem do Descoberto estar contaminado fez com que a situação do lixão de Águas Lindas de Goiás fosse questionada pelos Legislativos local e federal. Requerimentos da Câmara Legislativa e da Câmara dos Deputados colocam em dúvida se a proximidade do depósito com as margens do reservatório afeta o lençol freático. Um estudo, em elaboração pelo Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e Goiás (Corsap), acena para o risco de a maior fonte de abastecimento do território ser afetada por chorume e resíduos tóxicos. A suspeita coincide com a aprovação da Política Distrital de Resíduos Sólidos, publicada ontem no Diário da Câmara Legislativa.

A denúncia sobre a possível contaminação levou o líder do PV na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, a pedir, em 20 de novembro, esclarecimentos ao Ibama, ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e à Secretaria de Meio Ambiente de Goiás. Na esfera distrital, o deputado Joe Valle (PDT) requisitou à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) e à Caesb posicionamentos a respeito da situação. Ele destaca que só após um maior entendimento do caso será possível pensar em providências. “O requerimento é para saber se a contaminação está em níveis críticos, conforme a denúncia recebida. É delicado, uma vez que, se for confirmado o problema, a solução é mais difícil do que se houvesse prevenção”, diz.

Os órgãos citados têm 30 dias para responder às solicitações. Procurado, o Corsap não deu retorno. O Ibram respondeu, por meio de nota, que “tem conhecimento da situação e está realizando gestões em conjunto ao órgão ambiental de Goiás e com o órgão federal (Ibama) para resolver o problema. Até o momento, o Ibram não recebeu nenhuma comunicação oficial da Caesb sobre a possível contaminação do reservatório”.

O lixão de Águas Lindas remonta aos tempos do Parque da Barragem, quando a região ficava na poligonal de Santo Antônio do Descoberto, até 1995. A especulação imobiliária e a falta de uma política de ordenamento territorial deixaram a área exposta à ocupação ilegal e à destinação incorreta de resíduos sólidos e de esgoto. Desde então, destaca-se o risco de contaminação do manancial, responsável por 65% do abastecimento de água do DF.

O fato de ficar na divisa entre a capital e Goiás dificulta as negociações, segundo a presidente da Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto (Pró-Descoberto), Rosany Carneiro. “Vivemos grande ansiedade para que o trabalho de reflorestamento das margens (do reservatório) e de educação ambiental seja feito na parte de Goiás também”, afirma.


Esta matéria tem: (3) comentários

 
Autor: CLEITON PEREIRA DA SILVA
Quero aqui implorar para que a imprensa a mídia mostre o horror que é conviver em Sobradinho com uma estação de lixo a menos de 1km de distancia das casas e prédios.Espero que o Deputado MICHAEL eleito por nós faça algo sobre isso e tire de vez esse lugar da qui.Rolemberg tire isso de Sobradinho.  


Autor: francisco DE PAULA rufino
Todos os políticos estão preocupados em aprovar o projeto da blindagem. Nem lembram mais do eleitores.

 
Autor: Leonardo Victor
Cadê o Toninho do Psol nessas horas? E o PV ??


Nenhum comentário: