sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Empresa americana diz à Justiça dos EUA que pagou propina a oficiais da FAB

FOLHA


Uma empresa americana admitiu à Justiça dos Estados Unidos que pagou propina a oficiais da FAB (Força Aérea Brasileira) e ao governo de Roraima.

A companhia Dallas Airmotive, que faz manutenção de motores de avião, concordou em pagar uma multa de US$ 14 milhões por ter desrespeitado leis americanas contra corrupção em países estrangeiros.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo jornal americano "The Wall Street Journal".


A propina foi paga entre 2008 e 2012 por funcionários e representantes da Dallas Airmotive que faziam negócios na América Latina. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos confirmou o caso e diz que a empresa agora colabora com as autoridades.


Oficiais da força aérea do Peru e de uma província na Argentina também teriam recebido propina.

Para repassar o dinheiro, foram fechados contratos com empresas de fachada, entre outros métodos.


Em nota, a FAB informou que soube do caso pela imprensa do acordo firmado entre a Dallas Airmotive e o Departamento de Justiça Americano que cita o fornecimento de propina a militares do seu efetivo.

A FAB disse que não recebeu nenhuma notificação oficial do Departamento de Justiça Americano, mas já abriu processo investigativo para apurar o fato denunciado.

A Folha não conseguiu contato com o governo de Roraima.


Comentários


E-LEITOR (667)

Espero que o governo privatize o sistema penitenciário. Este será um dos mais promissores negócios no Brasil nos próximos anos. O que tem de pi.lan.tra nesse país é impressionante!

Guriatã (3150)

Ih,mas não eram os militares que parte significativa da direita queria que tomassem novamente o poder para resolver problemas de corrupção?

Expresse e Opine (3506)

A aeronáutica estolou. Alem de taxistas de ‘autoridades e afins”, agora corrupta. Se liga japa!

Nenhum comentário: